Comissão alagoana participa de workshop do Programa Bandeira Azul

Representantes da Desenvolve, Setur e Sebrae buscam, junto com prefeituras, experiências para certificação de praias

18/05/2012 15:37

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Dando continuidade à busca pela certificação internacional das praias alagoanas, representantes de entidades ligadas ao Governo de Alagoas participam do V Workshop do Programa Bandeira Azul, em Guarujá, litoral de São Paulo. O programa é o mais importante certificador de praias com qualidade socioambiental do mundo.

A ação tem como principal finalidade esclarecer dúvidas sobre os critérios do Programa Bandeira Azul, como também auxiliar na preparação da documentação para solicitar a certificação para a temporada 2012/2013 e para a adesão das praias pilotos, como é o caso das representantes alagoanas.

Participam do evento, representantes da Desenvolve – Agência de Fomento de Alagoas, da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e do Sebrae Alagoas, as três instituições que articulam o programa no Estado. Além destes, representantes das secretarias de Turismo de Marechal Deodoro e Japaratinga também se encontram na ocasião.

Segundo a analista de Projetos da Desenvolve, Patrícia Toledo, após a mobilização dos seis municípios alagoanos para adesão das praias pilotos, este momento é importante para que possamos tirar todas as dúvidas existentes. “A comitiva de Alagoas foi bem expressiva, o que demonstra o interesse de todos em levar a Bandeira Azul para nosso Estado”, completou.

Para a diretora de Produtos da Setur, Mell Bezerra, a articulação para adesão do programa em Alagoas visa à busca pela excelência em praias, sustentabilidade e consciência ambiental. “Além disso, buscamos o compromisso dos parceiros com o envolvimento da comunidade, através de campanhas ambientais constantes nas praias”, enfatizou.

Troca de experiências

Além de representantes de Alagoas, o V Workshop do Bandeira Azul recebe representantes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que já buscam certificados para suas praias para próxima temporada.

Para a analista do Sebrae Alagoas, Cristina Moreira, o contato com representantes de praias que já estão em fase de certificação foi importante para a troca de informações e experiências. “Estamos vivendo um momento que está servindo tanto para o esclarecimento de dúvidas, quanto para a troca de experiências, além de uma integração entre as prefeituras alagoanas participantes e os parceiros envolvidos nesse processo”, destacou.

Já para o secretário de Turismo de Marechal Deodoro, Herbet Araújo, o evento está substanciado de informações, mas acima de tudo, de novos procedimentos de gestão ambiental com participação integrada de gestores públicos, iniciativa privada e comunidade local. “Vamos buscar adaptar as experiências das outras candidatas à nossa realidade”, informou.

Programa

O programa, muito popular na Europa, chegou ao Brasil há três anos, através do Instituto Ambiental Ratones. A finalidade é criar uma lista de referências ao turista que escolhe um destino de sol e praia e busca, entre outras coisas, excelência em qualidade da água e iniciativas de educação ambiental. A pesquisa de praias certificadas no mundo pode ser feita pelo endereço eletrônico http://www.blueflag.org/.

No Brasil, atualmente, a Bandeira Azul está em vigor apenas na Praia do Tombo (Guarujá/ SP) e na marina Costabella (Angra dos Reis/ RJ). As duas tiveram o certificado renovado em 2011 e são as únicas brasileiras na lista de centenas de locais e empreendimentos certificados pelo mundo.

Em Alagoas, estão concorrendo para se tornarem praias pilotos do programa as praias: Boqueirão e Centro, em Japaratinga; Patacho e Lage, em Porto de Pedras; Francês, em Marechal Deodoro; Costa Brava, em Paripueira; Antunes e Burgalhau, em Maragogi; e Niquim, na Barra de São Miguel. 

Primeira Edição © 2011