Campanha educativa marca Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Representantes da Secretaria da Mulher e do Procon saíram às ruas

18/05/2012 08:16

A- A+

Mickaell Clygens

compartilhar:

Na manhã desta sexta-feira, 18, a Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos (SEMCDH) junto com a fiscalização do Procon, realizou uma série de ações visando incentivar a população a denunciar a violência sexual contra meninos e meninas em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A ação começou às 9 horas no Terminal Rodoviário João Paulo II, no bairro do Feitosa e contou com as presenças da secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born e o superintendente do Procon, Rodrigo Cunha.

Foram entregues panfletos na rodoviária e feitas várias fiscalizações em motéis existentes no bairro. Durante a vistoria, os agentes de fiscalização colaram adesivos sobre o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e alertaram a população sobre o ato.

Conforme a secretária da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos, Kátia Born, o objetivo da ação é incentivar a população a denunciar as diversas violações por meio do Disque Direitos Humanos, cujo número é 100.

“É preciso sempre alertar a população que qualquer pessoa pode ajudar a denunciar quem comete esse crime. Denunciando o conselheiro tutelar vai ao estabelecimento indicado, faz o flagrante delito, a polícia é acionada e fecha o estabelecimento e o cidadão é preso”, disse a secretária.

Ainda conforme a secretária, mais ações como essa serão feitas na capital alagoana. “Já temos um trabalho com o Procon, que já tem essa fiscalização, principlamente nos motéis na capital. Agora estamos com a nova superintendência da criança e do adolescente que defende que o combate à exploração sexual tem que ser sistemática, educativa. Então, não podemos parar, vamos continuar fazendo ações como essas para mobilizar e alerta a população sobre o tema”.

De acordo com o superintendente do Procon, Rodrigo Cunha, é importante que todos os motéis tenham a informação de idades para aqueles consumidores menores de 18 anos.

“O Procon abraçou essa causa junto a Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos para fiscalizar se esses motéis estão regularizados perante a lei, essa mesma lei exige que, todos os estabelecimentos estejam informando ao seu consumidor sobre a proibição de pessoas menores de 18 anos. Vamos sempre fiscalizar, a partir de denúncias, esses estabelecimentos que não estiverem cumprindo com a lei”, falou o superintendente.

A partir da instituição do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, são organizadas mobilizações em todo o Brasil nessa data.
 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011