Semas intensifica ações contra a exploração sexual infanto-juvenil

Estão sendo desenvolvidas na maioria das escolas de rede pública municipal de ensino palestras a respeito do tema em questão

16/05/2012 13:46

A- A+

Secom Maceió

compartilhar:

Durante toda esta semana, a Prefeitura de Maceió está intensificando, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), ações alusivas ao Dia Mundial de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil – 18 de maio.

A programação teve inicio na segunda-feira (14) na Escola Municipal Aurelina Palmeira de Melo, onde técnicos dos Centros de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) que atuam no serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi) Orla Lagunar, desenvolveram dinâmicas com encenação teatral para passar informações aos alunos sobre o Dia Mundial de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.

Seguindo a programação, o Creas da Orla Lagunar promoveu, nesta quarta-feira (16), na Escola Nosso Lar - localizada no bairro da Levada - uma palestra voltada para os alunos da instituição, com o objetivo de orientar sobre os direitos da criança e do adolescente e sobre como fazer denúncias em casos de violência sexual, com a participação da diretora de Proteção Social Especial, Elma Líliana; do coordenador do Creas – Orla Lagunar, Valdomiro Pontes e sua equipe técnica; além da vice-diretora e da assistente social da Escola Municipal Nosso Lar.

Durante a palestra, a educadora social do Creas, Nayara Souza, apresentou o monólogo “Araceli: minha vida”, que conta a história da menina Araceli, violentada e morta em 18 de maio de 1973, na Cidade de Vitória/ES.

Também estão sendo desenvolvidas na maioria das escolas de rede pública municipal de ensino palestras a respeito do tema em questão. Essa é uma ação permanente que durante todo ano é praticada pelos técnicos dos Creas.

Para promover o empenho de todos os serviços da assistência municipal em prol dessa causa, a Semas está utilizando as artes cênicas, por meio do Projeto Peti - Revelando seus Talentos, para divulgar orientações sobre este assunto. As atividades, que estão sendo realizadas desde o dia 07 de maio, seguem até o dia 23 deste mês.

Com esse trabalho de mobilização, a Prefeitura vem constatando uma redução no número casos de violência contra crianças e adolescentes.

Para o dia 18 de maio - que desde 1998 tornou-se uma data referência nacional na luta para combater a o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil - a Semas programou ações itinerantes em locais de grande circulação de pessoas. Nesta data acontecerá panfletagem na Rodoviária de Maceió, no Aeroporto e no calçadão do Comércio. Além de distribuir material informativo que traz número e locais para denúncia, os técnicos também estarão orientando a população sobre a importância do envolvimento da sociedade para a erradicação dessa situação.
 

Primeira Edição © 2011