Comitê de trânsito discute aumento de acidentes como motocicletas

Em 2011, 2.858 ocorrências ligadas a motocicletas foram atendidas enquanto no ano de 2010 o número de ocorrências foi de 2.435

10/05/2012 13:10

A- A+

Redação com assessoria SESAU

compartilhar:

O aumento no número de acidentes como motocicletas tem preocupado autoridades alagoanas responsáveis pelo trânsito em Alagoas. Nesta quinta-feira, 10, o Comitê Estadual de Trânsito esteve reunido no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (Cerest/Sesau) para discutir as estatísticas relativas a acidentes envolvendo motocicletas bem como a implantação do projeto Moto Amiga, realizado pelos revendedores da Honda. 

Na reunião, foi tratada ainda a realização de um evento para marcar o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorado em 27 de maio. 

Eloy Yanes, coordenador do comitê, revela que segundo o Hospital Geral do Estado (HGE) somente em 2011, 2.858 ocorrências ligadas a motocicletas foram atendidas enquanto no ano de 2010 o número de ocorrências foi de 2.435. O número representa cerca de 60% dos atendimentos envolvendo veículos realizados na unidade hospitalar. 

“Por isso é importante que estejamos todos focados nessa questão. O aumento vem sendo grande ao longo dos últimos anos. Em 2011, foram 10 mil atendimentos no HGE e, destes, quase 30% envolveu moto. Diante do quadro, é fundamental educar os motociclistas para que possamos diminuir as estatísticas”, afirmou o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito.

Com relação ao projeto Moto Amiga que tem como objetivo a educação no trânsito, Eloy explica Pernambuco e na Paraíba já tem o projeto em funcionamento e a ideia é implantar o quanto antes em Alagoas. “Assistimos à apresentação do projeto e, a partir de agora, vamos discutir e ver os desdobramentos para que ele venha para cá também". 

Estiveram presentes à reunião técnicos da Sesau e representantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), dos Departamentos Estadual de Trânsito (Detran) e de Estradas de Rodagem (DER), da Polícia Militar (PM), do HGE, do Sindicato de Mototaxistas de Maceió, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e do Ministério Público.

Primeira Edição © 2011