São Luís é escolhida capital americana da cultura de 2012

06/05/2012 07:34

A- A+

Folha.com

compartilhar:

A cidade de São Luís (MA) foi eleita em abril Capital Americana da Cultura para o ano de 2012. Escolhida pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), a capital maranhense sucederá como referência cultural das Américas a cidade de Quito (Equador).

Desde 2000, foram nomeadas anualmente como Capital Americana da Cultura as cidades de Mérida (México); Iquique (Chile); Maceió; Cidade do Panamá (Panamá) e Curitiba; Santiago (Chile); Guadalajara (México); Córdoba (Argentina); Cuzco (Peru); Brasília; Assunção (Paraguai); Santo Domingo (República Dominicana) e Quito (Equador).

Segundo o IBOCC, a escolha de São Luís se deu não somente por conta das belezas naturais, do patrimônio histórico e intelectual, mas também pelas comemorações de seu quarto centenário. Tanto que não houve um concurso para a escolha da cidade este ano.

Criada em 1997, a Capital Americana da Cultura (CAC) tem como objetivo promover a integração interamericana a partir do âmbito cultural, contribuir para o melhor conhecimento entre os povos do continente americano, respeitar as diversidades nacional e regional e destacar seu patrimônio cultural.

Primeira Edição © 2011