Romney compara Barack Obama a Jimmy Carter

O pré-candidato republicano à Casa Branca Mitt Romney começou a comparar o desempenho económico do presidente Barack Obama ao de um governante democrata do passado, Jimmy Carter, depois de vários dias em que a campanha foi dominada pelo primeiro aniversário da morte de Osama bin Laden, tema que favorecia mais o atual ocupante da Casa Branca.

03/05/2012 05:34

A- A+

Diário Digital

compartilhar:

O republicano, que já tem virtualmente assegurada a indicação do seu partido, acusou Obama de ser contra as empresas e comparou-o a Carter, que foi presidente entre 1977 a 1981 e costuma ser citado pelos republicanos como exemplo de governante democrata fraco.
«Este é provavelmente o presidente mais contrário aos pequenos negócios que vimos desde Carter», disse Romney, ex-executivo do setor financeiro, num discurso na Virgínia, na que foi a sua segunda referência negativa a Carter nos últimos dois dias.

Sob o governo de Carter, os EUA tiveram um crescimento económico modesto, a inflação chegou a dois dígitos, e o preço da gasolina disparou. Em 1980, perdeu a disputa pela reeleição para o republicano Ronald Reagan.

Romney tem sublinhado as dificuldades dos EUA em gerar emprego e voltar a crescer sob o mandato de Obama. Falando numa microempresa de Chantilly, subúrbio de Washington (no norte da Virgínia), afirmou: «Quem teria pensado que olharíamos os anos Carter como sendo os bons velhos tempos?».

Esta semana, reagiu com ironia a declarações da campanha de Obama afirmando que Romney, se fosse presidente no lugar de Obama, não teria dado a ordem para que os militares matassem Bin Laden no Paquistão. Romney disse que até Carter teria tomado essa decisão. O final do governo do democrata ficou marcado por um longo sequestro de norte-americanos no Irão.

Romney fará campanha até quinta-feira na Virgínia, Estado que tradicionalmente vota nos republicanos, mas onde os democratas têm crescido, especialmente na populosa região norte. Obama venceu em 2008 na Virgínia, e atualmente aparece vários pontos percentuais à frente de Romney nas simulações para a votação geral de novembro.

No âmbito nacional, as sondagens indicam uma acirrada divisão do eleitorado.

No discurso, Romney disse que basicamente a sua proposta para a economia é «olhar o que o presidente fez, e fazer o contrário».

Acrescentou que a proposta de Obama de elevar de 35 para 40% a quota de imposto das empresas representa um «ataque direto» aos pequenos negócios, propondo reduzi-la para 28%, defendendo também menor regulamentação.

Lis Smith, porta-voz da campanha de Obama, acusou Romney de apoiar «as fracassadas políticas que criaram esta crise económica», numa referência ao antecessor imediato de Obama, o republicano George W. Bush.

Primeira Edição © 2011