Maceió sedia encontro para o incentivo de criação de Reservas Particulares de Patrimônio Natural

Em Alagoas, Programa de incentivo já apoio a criação de 28 Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) em Alagoas

25/04/2012 06:32

A- A+

Redação com divulgação

compartilhar:

Nesta quinta-feira (26), Maceió vai receber o encontro ‘Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs’ que acontece na sede da Associação das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Serraria. O evento faz parte do Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica, uma iniciativa das organizações Conservação Internacional (CI), Fundação SOS Mata Atlântica e da Associação para Proteção da Mata Atlântica no Nordeste (AMANE), com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

O encontro contará com a participação de representantes das organizações realizadoras do evento e de proprietários de RPPNs em Alagoas. De acordo com a organização do evento, o principal objetivo do evento é divulgar o conceito de Reservas Particulares do Patrimônio Natural e incentivar a sua criação, compartilhando experiências bem sucedidas e fontes financiadoras para a implantação das RPPNs no Estado.

Com relação a isso, durante o encontro será lançado o XI edital do Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica. Em Alagoas, o Programa já apoiou a criação de 28 reservas, que além de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população alagoana, também contribuiu pra o desenvolvimento da economia e a conservação da biodiversidade.

“De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, divulgado em maio de 2011 pela SOS Mata Atlântica e o Inpe, a Mata Atlântica cobria originalmente 53% de Alagoas e, atualmente, ocupa apenas 10% do território. Uma grande parcela destes fragmentos florestais existentes no Estado está localizada dentro de propriedades particulares. Por este motivo, é importante que a população conheça o processo de criação das RPPNs”, destaca a coordenadora do Programa de Incentivo às
RPPNs, Mariana Machado.

Para a Diretora Executiva da AMANE, Dorinha Melo, é essencial que os proprietários conheçam o processo e os benefícios das RPPNs e os compartilhem entre si.

“Para viabilizar as reservas é muito importante que ocorra a articulação dos proprietários de terra na busca por soluções bem sucedidas e apoios financeiros e institucionais. Além disso, é preciso que realizem a troca de experiências e divulguem para outros proprietários os benefícios econômicos e ambientais que as RPPNs podem trazer, facilitando o processo de divulgação”, ressalta Dorinha.

Serviço:

Encontro ‘Reservas Particulares do Patrimônio Natural – RPPNs

Sede da Associação das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus, no bairro da Serraria

Das 9h às 12h30

Programação:

9h – Abertura;

9h15 – Conceito e procedimentos para criação de RPPNs em Alagoas – Alex Nazário/ Instituto de Meio Ambiente de Alagoas;

9h40 – Relato de proprietários de RPPNs em Alagoas;

10h – Atuação da AMANE em prol das RPPNs – Maria das Dores Melo/AMANE;

10h20 – Espaço para perguntas;

11h – Lanche e Conversas;

11h30 – Programa de Incentivo às RPPNs da Mata Atlântica e Lançamento do XI edital – Mariana Machado/ Programa RPPN Mata Atlântica;

12h – Espaço para perguntas;

12h30 – Encerramento. 

Primeira Edição © 2011