Ecologista Osvaldo Timóteo recebe homenagem no dia do Planeta Terra

24/04/2012 08:05

A- A+

Redação com Divulgação

compartilhar:

O SESC Alagoas, através do Coordenador de Turismo Social da entidade, Apolinário Junior, homenageou, em forma de agradecimento aos trabalhos prestados ao Planeta, o patriarca da Família Timóteo, Sr. Osvaldo, em pleno dia 22 de abril, Dia do Planeta Terra.

“Nós queremos agradecer e publicar um dos mais relevantes títulos dado ao homem público, cidadão do Mundo, que muito nos orgulha de ser nosso pai, avô e bisavô Osvaldo Timóteo. Obrigado Apolinário pela homenagem”, dizia a Família do ecologista em nota de divulgação.

Veja Na Íntegra a Mensagem do Coordenador de Turismo Social do SESC/AL

CAPITÃO DO MATO (Homenagem ao Dia Internacional da Terra)

Com Sr. Osvaldo Timóteo, plantando a primeira árvore da minha vida.

Poucas coisas conseguem ser tão especiais como um bom exemplo. Conhecer histórias de sucesso de perto pode ser algo transformador a medida que nos ensina a viver. É por isso que hoje, 22 de abril de 2012, Dia Internacional da Terra eu gostaria de compartilhar uma das lições de vida mais incríveis que já recebi. Ela nasceu em 1930, junto com um visionário chamado Osvaldo Timóteo.

Tinha apenas 8 anos quando vislumbrou pela primeira vez o seu sonho. Numa época onde ecologia e sustentabilidade não eram nem de perto uma prioridade, preservar virava seu lema, sua filosofia de vida. Hoje ele tem 80 e sorri toda vez que relembra os caminhos que contribuíram para concretização de seu objetivo. Seu Osvaldo é um predestinado, um mensageiro e eu, você e toda humanidade temos muito a agradecê-lo.

Conta que ainda menino, satisfeito com a simplicidade de sua vida no campo e na tentativa de reter de alguma forma tal felicidade, fez-se uma promessa: um dia teria uma propriedade e a transformaria num recanto natural de muita beleza e vida. E como todo bom guerreiro, não ficou só no sonho. Fez de tudo, foi comerciário, político, fazendeiro. Construiu uma cidade, criou 10 filhos, criou gado, plantou cana de açúcar e numa época em que álcool e açúcar eram mais valiosos que ouro, resolveu que o dia de concretizar seu desejo havia chegado.

Quando revelou seus planos a extensa família, no auge lucrativo da propriedade, todos estranharam. Chegaram a desconfiar: “ele deve estar com algum sério problema”! Mas felizmente logo perceberam que somos nós, os materialistas, que padecemos da verdadeira insanidade.

Em meados de 1996, dando a todos uma noção de sua grandeza, substituiu seus pés de cana pelos atualmente frondosos Paus-Brasil, Craibeiras, Ipês. Devolveu moradia segura ao gato-maracajá, as capivaras, aos quatis. Permitiu que as cigarras e incontáveis espécies de pássaros voltassem a cantar sem preocupação.

Desde a sua exemplar atitude, a RPPN Osvaldo Timóteo não mais lhe pertence e sim a nós, aos nossos sobrinhos, filhos, netos. Atualmente o simpático Sr. Osvaldo cuida, mas não detém poder sobre seus hectares. Os compartilha com toda humanidade e talvez por isso, cada visitante que por lá passa não costuma retornar sem plantar uma árvore! Com esse exemplo eterniza seu nome nessa encarnação, nome que é repetido com orgulho pelos que tiveram o prazer de conhecê-lo.

Parabéns a Terra! Parabéns a esse capitão do mato! Cidadão que com as próprias mãos afaga a terra, conhece os desejos da terra e a propícia estação de fecundar o chão que pisa com sabedoria!

Primeira Edição © 2011