Claudia Falcão é empossada na Sociedade Alagoana de Terapia Intensiva

Evento contou com a presença do presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), Dr. José Mário Teles

19/04/2012 07:05

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Foi realizada, na noite desta terça-feira (17), a solenidade de posse da diretoria executiva da Sociedade Alagoana de Terapia Intensiva (Soalti) para o biênio 2012/2013.

A nova presidente da entidade, Dra. Claudia Falcão, foi empossada pelo médico José Mário Teles, presidente da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), que durante a visita a Maceió também ministrou palestra sobre uma nova droga para pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). O evento, realizado no Radisson Hotel, foi prestigiado por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, residentes e estudantes.

Em seu discurso de posse, a médica Claudia Falcão descreveu seus planos para a futura gestão. “Tenho como objetivos a reestruturação da Soalti, a promoção da educação continuada e auxílio no estímulo da formação de novos intensivistas, assim como a luta pela valorização profissional, a melhoria das nossas estruturas físicas, equipamentos e assistência. Fazer do slogan AMIB “Orgulho de ser intensivista” uma utopia real, é minha pretensão”, afirmou.

O presidente da AMIB, Dr. José Mário Teles, garantiu apoio à nova diretoria executiva, demonstrando otimismo frente aos desafios da especialidade médica. “Hoje temos cerca de 20 mil intensivistas no Brasil, faltam profissionais para atender à demanda. No entanto, encaro este dado como uma oportunidade. Eu adoro a minha especialidade e os médicos que têm compromisso com a profissão sempre demonstram a mesma paixão pelo que fazem. Somos nós que devemos incentivar os estudantes”, destacou.

Palestra
Na mesma noite, o presidente da AMIB ministrou a palestra “Precedex – Sedação contínua em UTI: delirium e ventilação mecânica”. Em sua apresentação, o Dr. José Mário Teles propôs mudanças de paradigmas relacionados à sedação de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva e apresentou diversos estudos que relacionam o delirium à mortalidade, entre outros riscos para os pacientes. É chamada de delirium uma perturbação da consciência e da cognição que se desenvolve num curto período e apresenta curso flutuante. O termo é utilizado para descrever esta síndrome de disfunção cerebral aguda ou de estado confusional.
 

Primeira Edição © 2011