Região do Baixo São Francisco ganha Projeto de Dinamização do Turismo

Governador e secretários lançam conjunto de ações apoiado na sustentabilidade

13/04/2012 16:16

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O governador Teotonio Vilela Filho, acompanhado do vice-governador, José Thomaz Nonô, do secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes e da secretária do Turismo, Danielle Novis, lançaram na sexta-feira (13), em Penedo, o Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco.

O conjunto de ações apresentados a prefeitos, empreendedores, parceiros e comunidade em geral da região, vai apoiar a dinamização e o desenvolvimento sustentável do turismo como uma ferramenta de crescimento socioeconômico para as populações locais de baixa renda. O projeto tem uma duração de três anos, e conta com um sistema de gestão com base na participação e no monitoramento de resultados, incluindo um comitê gestor e um comitê local.

O primeiro tem caráter deliberativo e de avaliação, com representação técnica e de acompanhamento operacional. Já o segundo tem prerrogativas consultivas, de mobilização e de controle social, envolvendo os parceiros que atuam na região.

“O turismo é um dos mais importantes eixos de desenvolvimento de Alagoas, por isso necessita de um planejamento de base, que permita uma maior capilaridade entre os agentes públicos e os parceiros locais, capaz de gerar novos empreendimentos, mais ocupação, emprego e renda, que se traduz em melhoria da qualidade de vida para a população”, destacou em sua fala o governador Teotonio Vilela Filho.

Segundo ele, o Governo é o grande interlocutor entre os diversos setores, que fornece um apoio confiável, tanto do ponto de vista técnico quanto de articulação política. “Temos uma estrutura montada com múltiplas parcerias, mas com objetivos bem definidos, integrando todos os eixos necessários para apoiar as iniciativas locais, orientando, capacitando, facilitando os financiamentos, divulgando, ou seja, fornecendo o aparato necessário a um desenvolvimento turístico sustentável”, afirmou o governador.

O secretário Luiz Otavio Gomes esclareceu que o programa conta com quatro eixos de trabalho, definidos em missões técnicas preliminares na região. “O primeiro é o planejamento do destino turístico ao longo do eixo fluvial do Rio São Francisco em Alagoas, já o segundo é voltado para o desenho de produtos turísticos na região”, destacou.

O secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico esclareceu ainda que a capacitação dos profissionais é o componente principal do terceiro eixo, voltado para o desenvolvimento e o fortalecimento de serviços, garantindo a viabilidade operativa e comercial dos produtos definidos. “A promoção, comercialização do destino e difusão do projeto, ou seja, a comunicação, é o quarto eixo existente no plano. Todo esse conjunto articulado, sem sombra de dúvidas, vai permitir dinamização com sustentabilidade”, garantiu o secretário.

 A secretária do Turismo, Danielle Novis, destacou de forma emocionada, que o projeto entregue hoje à população ribeirinha é fruto de um trabalho desenvolvido há mais de quatro anos, ainda no primeiro governo de Teotonio Vilela Filho.

“O trabalho envolveu e envolverá pessoas. É para a comunidade que trabalhamos. Mais de três mil pessoas em 12 municípios. São prefeituras municipais, empresários de pequeno porte, associações, organizações não governamentais e, principalmente, a sociedade civil”, afirmou Danielle Novis.

O vice-governador José Thomaz Nonô também falou sobre a importância do envolvimento da comunidade no projeto. “É fundamental que haja um envolvimento de todos na construção de resultados do projeto hoje entregue pelo Governo. Só uma articulação entre todos que fazem a região do Baixo São Francisco será capaz de revelar ao mundo todas as suas belezas e potencialidades”, disse o vice-governador.

O projeto é coordenado por dois técnicos do Governo, Alyne Vieira pela Seplande e Jair Galvão, da Setur. Ambos fizeram uma exposição pormenorizada do projeto aos presentes, destacando o papel de cada um dos parceiros e, principalmente, a rede articulada que permitiu a elaboração do projeto e sua execução.

O Projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco é fruto de um convênio firmado entre a Seplande e o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), que tem a Setur como a responsável pela sua execução.

Os investimentos para a concretização do programa são da ordem de R$ 3 milhões, viabilizados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid), com contrapartida assegurada pelo Governo do Estado.

Primeira Edição © 2011