Pesquisa aponta que 61% de alunos do Ensino Médio de escolas públicas já escolheram a profissão

Estudo realizado pela Universidade Anhembi Morumbi com quase 20 mil estudantes de escolas públicas e particulares aponta que família ainda é um dos maiores influenciadores na hora da escolha da profissão

09/04/2012 11:22

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Pelo segundo ano consecutivo, a Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, realizou uma pesquisa com jovens do terceiro ano do Ensino Médio da Capital e Grande São Paulo. O objetivo do levantamento é traçar um perfil dos alunos que estão prestes a entrar na faculdade, além de mostrar como os jovens fazem suas escolhas profissionais, o quanto a família tem o poder de interferir, os cursos mais procurados e os fatores que motivaram o aluno no momento da decisão.

O estudo foi realizado entre os dias 1º de fevereiro e 15 de março e ouviu cerca de 20 mil alunos, entre meninas (55%) e meninos (45%) de escolas particulares (69%) e públicas (31%). E constatou que 56% dos estudantes ouvidos já optaram pela profissão que devem seguir.

Segundo Luciano Romano, coordenador da pesquisa na Anhembi Morumbi, a escolha do caminho profissional é uma das etapas mais importantes na vida dos jovens. “Apesar de a maioria dizer que já fez sua opção de curso, grande parte dos alunos ouvidos têm dúvidas sobre o mercado de trabalho (59%)”, comenta.

Dentre os dados relevantes, o levantamento constatou uma tendência dos estudantes das escolas públicas estarem mais decididos em relação à escolha da profissão (61%), frente aos alunos das escolas particulares, que representam 54%. Romano acredita que isso se deva principalmente ao fato dos alunos da rede pública de ensino acharem que têm menos chances de errar. “Por conta disso acabam optando por cursos mais tradicionais em uma primeira graduação e depois de formados e estabelecidos em suas carreiras, procuram fazer um curso que lhes dê prazer”, ressalta.

A família continua sendo um dos principais fatores responsáveis pela escolha da profissão. Assim como na pesquisa realizada em 2011, os familiares são considerados pelos adolescentes peças fundamentais no momento da decisão. No levantamento, os alunos influenciados pela família representam 35%, seguido pela admiração por profissionais renomados que já atuam na área (33%) e remuneração (25%).

Para Romano, pais e mães podem contribuir, neste momento, ajudando o estudante a se questionar sobre a escolha da carreira, avaliando o mercado, a vocação do jovem, as possíveis áreas de atuação. “Cabe aos pais orientar os estudantes, pois o momento da escolha profissional certamente é o mais difícil na vida do jovem, já que representa uma direção a seguir pela vida inteira”, ressalta.

Outro dado que chama a atenção é sobre o curso escolhido. Os jovens ainda optam por graduações tidas como tradicionais. Dos cinco mais citados, despontam na lista Medicina, seguido de Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Administração. Além disso, o estudo aponta que na hora de escolher a instituição de ensino, os alunos assinalaram que pesam o reconhecimento do mercado, do MEC e o valor da mensalidade.

Sobre a Anhembi Morumbi
A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, é a primeira instituição internacional de ensino superior do Brasil. Desde 2005, faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 29 países, com 60 instituições de ensino superior e mais de cem câmpus, totalizando 675 mil alunos.

São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui oito escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios; Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus cinco câmpus estão localizados na Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú.

A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como a internacionalidade, já tendo enviado, desde 2006, milhares de alunos do Brasil para realização de cursos no exterior, além de receber centenas de estudantes estrangeiros em seus câmpus, que se tornaram locais multiculturais para o aprendizado. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas válidos no Brasil e em outros países – e o Global Career Center, um serviço de apoio ao aluno que traz milhares de oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.

Sobre a Rede Laureate Brasil
A Laureate Brasil, integrante da rede global líder em ensino superior Laureate International Universities, é formada por dez instituições de ensino que possuem mais de 40 câmpus em oito estados brasileiros. Fazem parte da Rede Laureate Brasil as instituições: Universidade Anhembi Morumbi; BSP - Business School São Paulo; Centro Universitário IBMR; ESADE - Escola Superior de Administração, Direito e Economia; Centro Universitário do Norte (Uninorte); Universidade Salvador (UNIFACS); Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter); Universidade Potiguar (UnP); Faculdade dos Guararapes (FG); e Faculdade Unida da Paraíba (UNPB).

Sobre a Laureate International Universities
Líder global no segmento de Educação, a Laureate International Universities é uma rede internacional de universidades que provê acesso ao ensino superior de qualidade em instituições inovadoras do mundo todo. A Rede Laureate é formada por 60 instituições, que oferecem cursos presenciais e on-line. Mais de 675 mil estudantes fazem parte da comunidade acadêmica, que está presente em 29 países da América do Norte, América Latina, Europa, África do Norte, Ásia/Pacífico e Oriente Médio.

As instituições da Laureate oferecem centenas de programas de graduação, mestrado e doutorado em áreas como arquitetura, artes, ciências da saúde, design, direito, educação, engenharia, gastronomia, hospitalidade, medicina, negócios e tecnologia da informação. William J. Clinton, 42º presidente dos Estados Unidos, é Chanceler Honorário da Rede Laureate International Universities. Nesse papel, aconselha a rede em temas ligados a responsabilidade social, liderança jovem e aumento do acesso ao ensino superior. Para mais informações visite o site www.laureate.net.     

Primeira Edição © 2011