Divulgação e atração do destino Alagoas são focos da Setur

09/04/2012 08:53

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Promovendo e divulgando o destino Alagoas, a Secretaria de Estado do Turismo investe em diversos mercados emissores de turistas e com estratégias diversificadas fortalecendo o destino no cenário turístico. Para isso, além do recurso do Governo estadual, firma também convênios com órgãos federias, como o Ministério do Turismo e a Embratur, estes, liberam os recursos para realização das ações.

Segundo Raquel Tenório, secretária adjunta da Setur-AL, o Plano Aquarela do Ministério do Turismo é quem define a política do turismo nacional até 2020, assim, especifica em todos os convênios lançados em editais, as ações que devem ser realizadas de acordo com a região. “O recurso federal é depositado numa conta específica do órgão que executa as atividades”, explica.

O convênio firmado com o Ministério do Turismo tem como objeto a promoção do destino turístico Alagoas no mercado nacional. As ações estabelecidas foram: criação de novo site institucional, criação de material promocional, novo banco de imagens e divulgação em revistas nacionais com circulação na região Sul do país.

Já os dois convênios firmados com o Instituto Embratur, que divulga o país no exterior, teve como objeto a realização de caravanas internacionais e confecção de material promocional, marketing e apoio à comercialização do destino Alagoas no mercado latino-europeu com recursos oriundos da verba descentralizada internacional 2011 do Instituto Brasileiro de Turismo – EMBRATUR, além de promoção de voos fretados captados no mercado europeu e latino-americano, como as caravanas de Portugal, Chile, Uruguai e Argentina.

Essa semana, o Estado recebe a primeira caravana do ano de 2012, vinda de Portugal com 12 agentes de turismo. Portugal que é o segundo maior destino emissor de turistas para Alagoas passou em 2010 de 5, 27% para 12, 17% em 2011 no fluxo de turistas lusos.

“O objetivo da Setur – AL é divulgar Alagoas nos principais mercados emissores sem medir esforços para desenvolver o destino turístico, atraindo sempre mais turistas e aumentando o fluxo no aeroporto Zumbi dos Palmares, como tem acontecido nos últimos anos”, assegura Raquel.

Ainda de acordo com a secretária adjunta, essa gestão, utiliza sua cota de custeio com responsabilidade para cumprir sua missão. “É como citava o slogan anterior dessa gestão: honestamente, nunca se fez tanto!”, garantiu.

Divulgação local – Em Alagoas a divulgação continua. Entendendo a importância de alguns eventos, programas de tv e revistas locais, a Setur-AL e outras secretarias estaduais, como a de Comunicação, também investem para disseminar os atrativos turísticos alagoanos.

Para Raquel Tenório um dos eventos mais importantes do setor é o Troféu Lagoa Mar. “Entendemos a importância desse evento que traz jornalistas de todo o Brasil e por isso apostamos na ideia. Nas últimas duas edições, por exemplo, investimos 30 e 20 mil respectivamente”, conta.

Primeira Edição © 2011