Programa de DST Aids capacita profissionais que atuam no Sistema Prisional

28/03/2012 15:10

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Programa de DST/Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, encerra nesta quinta-feira (29) a Capacitação em Aconselhamento em DST/Aids e Hepatites Virais, direcionada aos profissionais de saúde que atuam no Sistema Prisional de Maceió. Realizada durante quatro dias, a capacitação tem a finalidade de instrumentalizar os profissionais, reforçando as medidas e orientações preventivas também junto à população carcerária.

“A intenção é garantir o treinamento necessário a essas equipes, para que elas possam realizar rotineiramente o atendimento e absorver à demanda das unidades prisionais, onde há uma população altamente vulnerável às DSTs e à Aids, tanto pelo confinamento quanto pela rotatividade no Sistema”, frisa a coordenadora do Programa, Sandra Gomes.

Além de repassar as orientações e informações necessárias, a equipe do Programa de DST/Aids da SMS tem colocado à disposição, nas unidades do Sistema Prisional, a testagem com a coleta de sangue, realizando ainda o aconselhamento pré e pós-teste, para aqueles que, voluntariamente, aceitam se submeter ao exame, que será entregue, em 15 dias, pelos próprios profissionais de saúde já capacitados pelo Programa.

Essa é apenas uma das muitas frentes de trabalho do Programa de DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que atua em todos os segmentos da sociedade com ações diárias de orientação, conscientização e prevenção, dentro da concepção de que a Aids não tem distinção de sexo, gênero nem condição social, se não houver os cuidados preventivos de cada pessoa.

Primeira Edição © 2011