Parceria entre Semed, Esmal e Sesi beneficia alunos com esportes

Inicialmente, o projeto irá contemplar sete escolas próximas às unidades do Sesi Cambona e Trapiche como projeto piloto

23/03/2012 15:34

A- A+

Secom

compartilhar:

Inserir a prática esportiva no contraturno das aulas. Esse foi o motivo de uma reunião realizada entre a Secretaria Municipal de Educação(Semed), a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal) e o Serviço Social da Indústria (Sesi). A ideia é proporcionar aos alunos atividades esportivas e de recreação, preenchendo o tempo ocioso após as aulas.

Inicialmente, o projeto irá contemplar sete escolas próximas às unidades do Sesi Cambona e Trapiche como projeto piloto: Pio X, Antídio Vieira, Rui Palmeira, Almeida Leite, Walter Pitombo, Ranilson França e Claudinete Batista. Cada escola terá direito de inscrever 50 alunos, segundo a diretora de Departamento de Programas Especiais da Semed, Regina Bispo. As aulas acontecerão duas vezes por semana, por 1hora em diferentes níveis de atividades voltadas para crianças a partir de 6 anos.

“As atividades serão desenvolvidas sempre no horário oposto as aulas. O nosso objetivo é ampliar as oportunidades de desenvolvimento das crianças por meio do esporte e ocupar seu tempo ocioso, evitando que ela esteja na rua ou vulnerável à violência”, ressalta Regina Bispo, informando também que a Esmal vai fornecer os uniformes e os lanches.

A parceria é uma iniciativa da Esmal, que já desenvolve, com o apoio da Semed, o programa Cidadania e Justiça na escola, onde promove palestras sobre justiça e cidadania, bem como atividades de lazer e diversão, oportunizando, às crianças carentes, o acesso à cultura, à informação e ao entretenimento. Desta vez, a parceria contará com o apoio do Sesi, que promove o Programa Atleta do Futuro (PAF), com várias modalidades esportivas.

Ana Valéria Moura, gerente do Programa Cidadania e Justiça na Escola, explicou que a ideia é uma ação que a Esmal nunca havia desenvolvido e que partiu do Desembargador e diretor da Escola de Magistratura, Sebastião Costa Filho. Para ela, “o esporte é fundamental, principalmente porque proporciona às crianças oportunidades de conhecer e participar de várias modalidades esportivas, além de favorecer um melhor aproveitamento do tempo ocioso e formar cidadão”, afirma ela.

Primeira Edição © 2011