Primeira Edição visita Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo em São José da Laje

Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) tem mais de 22 hectares de Mata Atlântica reflorestada e é o xodó do seu Osvaldo Timóteo

22/03/2012 07:05

A- A+

Jessica Pacheco e Mickaell Clygens

compartilhar:

A equipe de reportagem do Primeira Edição esteve, nesta quarta-feira (21), no município de São José da Laje, há 105 km de Maceió, para uma aula prática de educação ambiental na Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo, localizada na Fazenda Santa Rita, às margens da BR-104.

Jessica PachecoAo chegar ao destino procurado, nada lembrava a vida real, o estresse da cidade, a correria do dia a dia, tudo se esvaiu em segundos e a paz e a calmaria da natureza foram protagonistas no passeio. Fomos recebidos com total simpatia pela família Timóteo que logo de imediato, nos serviu um lanche típico do campo, com muito suco de frutas, doces e bolos caseiros, entre outros quitutes típicos.

Mas voltando ao que viemos, fomos conhecer a casa sede, onde os visitantes da reserva ficam hospedados desfrutando do luxo rústico da Fazenda Santa Maria. A casa manteve o tradicional, com mobília antiga, toalhas de mesas, lençóis, tudo feito do artesanato com peças tradicionais desenvolvidas por dona Irene, esposa de seu Osvaldo. Na parte externa da casa, a convidativa varanda expunha diversas redes para o descanso dos hóspedes.

Jessica Pacheco

Continuando o passeio pela Fazenda, que tem 55 hectares de área, foi a vez de sermos apresentados ao que procurávamos, a Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Osvaldo Timóteo, que ocupa 22 hectares da Fazenda.

A Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo

Jessica PachecoA Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Osvaldo Timóteo fica localizada dentro da Fazenda Santa Maria de propriedade do senhor Osvaldo Timóteo, que, juntamente com seus familiares, apresentou todo o trabalho ambiental desenvolvido na reserva em favor do Meio Ambiente e da sustentabilidade.

“Aqui nos seguimos uma proposta baseada na Lei de Lavoisier: ‘Nada se perde, tudo se Transforma’”, disse Jacineide Maia, filha do senhor Osvaldo, e gerenciadora do Marketing da Reserva, explicando como toda a sua família dedica a vida a preservação e conscientização ambiental.

Jessica PachecoPara o fundador, a Reserva Ecológica é a realização de sonho, já que, desde criança o ambientalista já planejava criar uma área ecológica e viver em meio a natureza. Segundo senhor Osvaldo, a Fazenda Santa Maria foi comprada por ele no ano de 1975 e era baseada quase que totalmente em canaviais. Em 1986, foi a última vez que a família Timóteo colheu cana, pois desde então, a área foi fechada para o reflorestamento da Mata Atlântica daquele local.

Jessica Pacheco“Eu sempre gostei da mata, é o meu xodó. Eu nasci e me criei em uma fazenda, no meio do mato, com os animais silvestres, ouvindo o canto dos pássaros e vendo o voou das aves, e criei essa paixão. Então quando eu ia para o campo com meu pai, pensava: ‘quando eu crescer, vou trabalhar bem muito e quando me aposentar, vou comprar uma propriedade e fazer uma mata’. Não deu em outra coisa”, narrou o ambientalista no alto dos seus 82 anos.

Onde era cana, virou uma imensa florestal com mais de 25 mil exemplares da Mata Atlântica nativa, que segundo senhor Osvaldo, mata essa que começou a brotar sem ajuda nenhuma dos homens, apenas brotou. “Coisas da Mata Atlântica”, disse ele.

Jessica Pacheco“Essa é uma área de reflorestamento, é o nosso projeto maior. Nossa meta é plantar 50 mil árvores nativas da mata atlântica e para isso contamos com a parceria de algumas empresas”, explicou Jacineide. “O nosso primeiro parceiro foi a Cycosa, que plantou duas mil mudas na nossa mata”, finalizou.

Segundo Jacineide Maia, a proposta de reflorestamento da Reserva é que a empresa traga os seus funcionários e realizem o plantio das mudas, para que os mesmo vivenciem o trabalho da fazenda e entendam a importância de preservar a natureza.

“A gente monitora, leva ao local e eles plantam. O importante aqui não é simplesmente plantar, mas você vir plantar, para se comprometer com a causa. A gente leva o projeto a empresa e ela se compromete a vir com os funcionários a vir e fazer um dia de conscientização ambiental”, explicou a ambientalista.

Ainda de acordo com Jacineide, além da Cycosa, o Sesi também já é parceiro do projeto de reflorestamento da reserva Osvaldo Timóteo.

Jessica PachecoAlém da Mata Atlântica em Reflorestamento, a reserva ecológica conta com dois lagos, o do Paraíso, que fica em frente a casa sede, onde vive uma jacaré fêmea que recentemente deu a luz a seis filhotes que estão se desenvolvendo no Lago Azul, localizado dentro da Mata.

“Aqui tem o lobo guará, tem raposa, tem gato do mato, porco do mato, tem capivara, tem tatu, cobra, muita jiboia, jacaré, e muitos outros”, disse senhor Osvaldo. “Todos os animais chegaram aqui, ninguém trouxe nada. Eles chegaram e foram ficando, repovoando. E agora tá aí essa beleza”, derreteu-se o fundador da reserva.

A reserva ecológica ainda disponibiliza diversas trilhas mata adentro, um inclusive que sob ao topo da mata atlântica e disponibiliza a bela vista de um mirante. E ainda conta com um banho de bica e de chuveirão de água mineral muito refrescante.

Jessica Pacheco

Educação Ambiental

Jessica PachecoA Família Timóteo não recebe hospedes, apenas grupos de no mínimo 20 pessoas que serão apresentado à diversas atividades de cunho pedagógico ecológico.

“Tem que ter um planejamento. Nós recebemos um público do 8 ao 80, nossa proposta pedagógica é muito boa e não há muita diferença por idade, pois a causa ambiental é comum a todas as idades”, disse o patriarca da família.

Jessica Pacheco

De acordo com Jacineide, um dos pontos fortes trabalhados pela reserva e pela família Timóteo, é a educação ambiental para crianças e estudantes. A escola apresenta o que deseja, e a Reserva entra com a proposta pedagógica, com ecopalestras, ecobrincadeiras, ecoatividade. “Tudo aqui é eco”, disse ela.

Prêmio Muriqui

O trabalho ecológico devolvido na RPPN Osvaldo Timóteo é reconhecido internacionalmente e conta com diversas parcerias de ONGs internacionais e nacionais, como a WWF e a SOS Mata Atlântica. Entre outros reconhecimento, está diversos premiações e troféus pelo trabalho ambiental desenvolvido, o mais importante deles foi o Prêmio Muriqui, recebido pela RPPN em 2009.

Jessica Pacheco

“Nós nem esperávamos, nem sabíamos, mas fomos agraciados com esse Prêmio que é um dos mais importantes para essa causa no país”, disse Jacineide. “Só dois são entregues por ano e nós fomos premiados”, disse.

Observação de Pássaros

A Família Timóteo já trabalha um novo projeto a ser implantado da RPPN que é o observatório de Pássaros, que segundo Jacineide, será o primeiro da espécie no país.

“Esse projeto tem dois objetivos. Além do educacional, também tem a questão turística, e o projeto visa capacitar o nativo, para que ele saiba que se destruir o que está dando o sustento a ele. O nosso foco é a sustentabilidade. A gente tem que está em harmonia com a natureza e com o desenvolvimento“, disse Jacineide.

Hospedagem

Jessica PachecoA Reserva Ecológica Osvaldo Timóteo trabalha como pousada e área de lazer para grupos de pessoas que desejam realizar atividades em meio a natureza, ou simplesmente descansar da correria da cidade, e aprender sobre a vida no campo.

“Nós trabalhos com grupos de no mínimo 20 pessoas. Dependendo do que o grupo queira e a proposta de trabalho, os valores giram torno dos 50 a 70 reais por pessoa”, disse Jacineide acrescentando que parte do valor vai para a manutenção da área de reflorestamento.

Primeira Edição © 2011