Ano letivo inicia hoje em 174 escolas da rede estadual de ensino

19/03/2012 07:12

A- A+

Redação com Agência Alagoas

compartilhar:

Nesta segunda-feira (19), 174 escolas da rede pública estadual em Maceió e no interior começam o ano letivo 2012. De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE), 230.649 estudantes foram matriculados em turmas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede estadual de ensino. Esse valor está sujeito a alteração, pois algumas escolas da rede ainda efetuam matrículas.

Outras 151 escolas da rede estadual ainda não começam as aulas por estarem submetidas a reformas mais complexas ou por terem finalizado o ano letivo 2011 recentemente. Neste caso, o início de 2012 segue o seguinte cronograma: 24 escolas começam no dia 26 de março; 65 unidades no dia 09 de abril; 45 instituições no dia 30 de abril e, por fim, 17 escolas voltam às aulas durante o mês de maio.

Em Maceió, dentre as unidades que começam as aulas no dia 19 estão as escolas estaduais José Oliveira Silva , no Vergel do Lago; Colégio Tiradentes, no Trapiche; Ladislau Neto, em Jaraguá, Malba Lins Costa, na Gruta de Lourdes; Theotonio Vilela Brandão, no conjunto Santo Eduardo e Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS), na Jatiúca.

Cepa

No Cepa, maior complexo educacional do Estado, as escolas estaduais Moreira e Silva, José da Silveira Camerino, D.PedroII, Teotonio Vilela, José Correia da Silva Titara, Laura Dantas e Afrânio Lages também iniciam suas atividades no dia 19.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Alagoas (Sinteal) realizaram, hoje, um ato dentro do Cepa, que teve início às 7 horas. O grupo foi verificar as condições oferecidas a alunos e funcionários no início às aulas. “Não teve aula na maioria das escolas porque estão passando por reformas e, em outras, porque há carência de professores. Nas demais, que retornaram hoje, as aulas começaram precariamente”, afirma a assessoria de comunicação do Sinteal.

Reformas

A Secretaria de Educação garante que o andamento das obras emergenciais em 163 instituições de ensino não prejudicará o calendário escolar e os 200 dias letivos exigidos por lei serão cumpridos, havendo a possibilidade de inclusão de aulas aos sábados em algumas unidades.

Para evitar que os serviços de infraestrutura prejudiquem o calendário escolar, a SEE anunciou que vai adotar algumas medidas que permitirão conciliar as aulas e reformas, dentre os quais o isolamento do local em obras para a continuidade das atividades escolares na própria instituição ou a locação de imóveis ou tendas climatizadas próximo às escolas.

O coordenador especial de infraestrutura, Aluísio Aragão, explica que a previsão da SEE é de que as escolas que tiveram obras mais complexas, estejam concluídas até o mês de maio.
 

Primeira Edição © 2011