Blatter e Dilma estão reunidos, mas Pelé atrasa início em 50 minutos

Presidentes da Fifa e do Brasil encontram-se no Palácio do Planalto, em Brasília. Problema em voo faz Rei do Futebol chegar atrasado à reunião

16/03/2012 08:39

A- A+

Globoesporte.com

compartilhar:

Após desembarcar em Brasília e jantar com Aldo Rebelo na quinta-feira, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, está reunido com a presidente da República, Dilma Rousseff na manhã desta sexta, no Palácio do Planalto. O dirigente suíço chegou pouco depois das 10h (de Brasília), entrou pela garagem e não conversou com a imprensa. Mas a reunião, que estava marcada para 10h (de Brasilia), demorou para começar: Pelé, que é embaixador honorário do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, teve problemas no voo e chegou ao local com 50 minutos de atraso.

Além dos três, participam do encontro também o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, e Ronaldo, membro do conselho de administração Comitê Organizador Local (COL). Na reunião espera-se que governo e Fifa aparem as arestas. A relação não é boa desde que, há exatas duas semanas, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, disse que o Brasil merecia um “chute no traseiro” devido aos atrasos nas obras e na aprovação da Lei Geral da Copa. A declaração de Valcke não foi bem recebida pelo governo brasileiro. Aldo Rebelo chegou a enviar uma carta exigindo que a Fifa trocasse de interlocutor. Pouco depois, o ministro aceitou as desculpas formais do dirigente, que acabou adiando a visita que faria no início da semana a três cidades-sede: Recife, Brasília e Cuiabá.

Após o desembarque na quinta, em entrevista ao “Jornal da Globo”, Blatter disse, sorrindo, que Valcke ainda está vivo e que está certo de que ele vai voltar. A expectativa é que haja uma definição sobre o assunto após a reunião.

Após o encontro com Dilma, Blatter almoçará com o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), Residência Oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. No cardápio, a aprovação da Lei Geral da Copa, que foi mais uma vez adiada nesta semana. O principal entrave é a questão da comercialização de bebidas no estádios durante o Mundial de 2014. O Estatuto do Torcedor proíbe o porte de bebidas alcoolicas nos estádios, e parte dos deputados é contrária à liberação durante o período de realização da Copa, como quer a Fifa.

Na noite da última quarta, o ministro Aldo Rebelo divulgou nota informando que o Governo Federal reafirma o compromisso assinado em 2007 pelo então presidente Lula com a garantia feita junto à Fifa de liberar a venda de alimentos e bebidas nos estádios durante a Copa do Mundo de 2014. O anúncio aconteceu após reunião de emergência no Palácio do Planalto, que reuniu a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, o próprio ministro do Esporte, o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e o relator do projeto, deputado Vicente Cândido (PT-SP), além de assessores.

O novo presidente da CBF e do COL, José Maria Marin, também foi convidado para a o almoço de Blatter com os líderes do governo e é esperado no encontro. Porém, segundo comunicado no site da CBF, o substituto de Ricardo Teixeira está em Buenos Aires, onde visitará o mandatário da Associação do Futebol Argentino (AFA), Julio Grondona.

Primeira Edição © 2011