Anac pede explicação após falha e ameaça suspender passagens da TAM

Agência ainda ameaçou suspender vendas

02/03/2012 15:11

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Folha

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A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) afirmou que vai pedir explicações à TAM devido ao problema ocorrido no sistema de check-in da companhia na manhã desta sexta-feira. A falha provocou filas em aeroportos de todo o país e atrasos em voos.

Em nota, a agência afirmou que convocou a direção da empresa para prestar esclarecimentos na próxima segunda-feira (5). Ela acrescentou ainda que está "monitorando as operações da TAM e poderá determinar a suspensão da comercialização de passagens para evitar mais transtornos aos passageiros".

O sistema de check-in da TAM voltou a funcionar nos aeroportos do país por volta das 11h30 após ficar inoperante durante a manhã desta sexta-feira. Durante o problema, a impressão dos cartões de embarque e das etiquetas das bagagens foram feitas manualmente.

A TAM não soube informar se a companhia já foi notificada pela Anac. Balanço da Infraero (estatal que administra os aeroportos) aponta que 29,7% dos 117 voos da companhia tiveram atrasos acima de 30 minutos entre a 0h e as 13h.

AEROPORTOS

O problema causou longas filas nos balcões de check-in da empresa no aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo. O movimento, no entanto, se normalizou rapidamente após o retorno do sistema e as filas, que chegaram a acumular mais de 90 pessoas no fim da manhã, reduziram.

O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (Grande SP), também registrou longas filas, mas já tinha movimento mais tranquilo no fim da manhã.

A reportagem da Folha esteve no aeroporto Santos Dumont, na região central da cidade, e o movimento era normal. Passageiros disseram que não notaram problemas no atendimento.

Em Curitiba, o movimento no aeroporto também era normal e não havia transtornos nas filas de check-in da companhia. Também não houve atrasos significativos nos voos da TAM que pousaram no aeroporto.

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