Sefaz abre inscrição para o curso de Disseminadores de Educação Fiscal

Interessados podem se inscrever até 25 de março; capacitação é gratuita e acontece de 2 de abril a 15 de junho na modalidade à distância

29/02/2012 14:31

A- A+

Sefaz - AL

compartilhar:

Profissionais e estudantes de qualquer área de atuação, e interessados em cidadania fiscal, que estejam em qualquer cidade de Alagoas, ou estados do Nordeste, podem se inscrever até o dia 25 de março no Curso de Disseminadores de Educação Fiscal.

Promovido pelo Programa de Educação Fiscal de Alagoas (PEF/AL) – coordenado pelas Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz) e da Educação e do Esporte (SEE), em conjunto com a Receita Federal – o curso é gratuito e conta com uma carga horária de 160 horas aplicada através da metodologia de ensino à distância, e certificado expedido pela Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf).

Com foco na formação de agentes multiplicadores, diante do entendimento da função social dos tributos e da importância do controle social sobre a administração pública, a capacitação está prevista para acontecer entre 2 de abril e 15 de junho deste ano.

Como todo processo de aprendizado acontece no modelo à distância, para participar basta o interessado fazer a inscrição junto a Sefaz/AL e acompanhar as atividades, com cumprimento de prazos, através da internet. As aulas ocorrem através de fóruns, emails, chats e com a utilização de uma ferramenta própria que permite o aluno a interagir com os monitores e demais participantes do curso. Além de duas aulas presenciais – porém não obrigatórias – onde são repassadas os quatro módulos de apostilas impressas: Educação Fiscal no Contexto Social, Estado e Sociedade, Sistema Tributário Brasileiro e Gestão Democrática dos Recursos Públicos.

INSCRIÇÃO - Para esta edição do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal estão sendo disponibilizadas 500 vagas. As inscrições são confirmadas de acordo com a demanda e podem ser feitas de forma presencial na sede da Coordenadoria de Comunicação e Educação Fiscal (Cocef), situada no 3º andar do prédio da Sefaz (Rua General Hermes, 80 - Centro); ou pela internet através do e-mail: silviaesaf@gmail.com.

PALESTRA – A abertura das inscrições do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal foi anunciada pela coordenadora da capacitação, Silvia Jane de Medeiros Cerqueira, durante palestra realizada no encontro do Planejamento Integrado da Superintendência de Gestão da Rede Estadual de Ensino, realizado pela SEE, na manhã desta quarta-feira (29), no auditório do Hotel Ponta Verde, em Maceió.

Na oportunidade – com a presença da coordenadora setorial de Comunicação e Educação Fiscal da Sefaz/AL, Aida Gama, e da representante da Receita Federal, Valéria Bezerra – foi apresentado para coordenadores regionais e técnicos da educação do Estado às atividades desenvolvidas pelo Programa de Educação Fiscal de Alagoas.

Na explanação feita aos educadores, a coordenadora do Curso de Disseminadores de Educação Fiscal, Silvia Jane Cerqueira, enfatizou a importância da capacitação e das atividades do PEF junto a comunidade escolar e convidou aos professores e técnicos a participarem do treinamento e conhecerem mais sobre a cidadania fiscal.

Primeira Edição © 2011