Mandela não corre perigo e pode receber alta no domingo

25/02/2012 12:07

A- A+

Terra

compartilhar:

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, 93 anos, hospitalizado neste sábado devido a uma dor abdominal, não corre perigo e pode receber alta neste domingo ou na segunda-feira, informa a Presidência da África do Sul em comunicado.

Mandela, primeiro presidente negro da África do Sul, se encontra "fora de perigo" e em uma "situação satisfatória" e "confortável" no hospital, cuja localização permanece em segredo.
"Madiba (como é popularmente conhecido em seu país) está bem e completamente consciente. Os médicos estão satisfeitos com seu estado, que dizem que corresponde a sua idade. Ele estava com boa saúde quando foi hospitalizado, mas os médicos pensaram que sua dor requeria uma análise profunda", assinala a nota.

"Estamos contentes que não haja perigo e agradecemos aos médicos pelo magnífico trabalho e profissionalismo. Está recebendo bom tratamento médico e a expectativa é que receba alta amanhã ou na segunda-feira", acrescenta o comunicado.

Há um mês, Mandela deixou sua residência na cidade de Qunu (sudeste da África do Sul) para retornar a Johanesburgo para realizar exames médicos de rotina, disseram naquele momento à EFE fontes ligadas à família do ex-líder.

O líder da luta contra o regime segregacionista do apartheid sul-africano permanece sob vigilância médica desde que foi internado em janeiro de 2011 em um hospital de Johanesburgo, afetado por uma complicação respiratória. Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, Mandela recebeu alta em fevereiro do ano passado e foi enviado a sua casa de Houghton, Johanesburgo.

Dias antes de completar seu 93º aniversário, em julho de 2011, o ex-presidente se mudou para a casa em Qunu, lugar onde passou sua juventude, acompanhado de uma equipe médica. A última aparição pública de Mandela foi na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo da África do Sul, em julho de 2010.
 

Primeira Edição © 2011