Doadora de sangue recebe bicicleta do Hemoal

24/02/2012 07:33

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A doadora de sangue Maria de Fátima Pereira recebeu, nesta quinta-feira (23), uma das duas bicicletas sorteadas na promoção realizada pelo Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e Lions Clube. A cerimônia de entrega ocorreu na sede da Hemorrede Pública de Alagoas, em Maceió, e contou com a presença da diretora da instituição, Verônica Guedes, e de profissionais do Setor de Captação de Doadores de Sangue.

A promoção ocorreu de 06 a 16 deste mês e, além de Maria de Fátima Pereira, o doador Adriano da Silva também foi contemplado com uma bicicleta. Para isso, eles se candidataram à doação de sangue nas duas unidades do Hemoal, localizadas nos bairros Trapiche e Farol. O sorteio ocorreu no último dia 16, na presença do diretor do Lions Clube, Carlito Cedrim, e os doadores foram comunicados via contato telefônico.

Quanto ao doador de sangue Adriano da Silva, a direção do Hemoal irá entregar a bicicleta em sua residência, já que ele reside em Batalha, no Alto Sertão de Alagoas. Por meio da promoção, o Lions Clube estimulou os alagoanos a se candidatarem à doação de sangue, formando um estoque estratégico para atender a demanda transfusional do Carnaval.

Isso porque, durante o feriadão, foram liberadas 347 unidades de sangue para os hospitais públicos e privados de Alagoas. Somente o Hospital Geral do Estado (HGE) consumiu 154 unidades, seguido pela Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), que consumiu 92, e pelo Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), para onde foram levadas 11 unidades.

Durante a entrega da bicicleta, a diretora do Hemoal agradeceu a todos os alagoanos que participaram da Campanha de Carnaval, que presenteou cada doador com uma camisa. Ela ressaltou que a bicicleta não representou uma troca, mas um estímulo para que os voluntários pudessem comparecer às unidades do hemocentro alagoano.

“Esta promoção foi coroada de êxito, pois assegurou que formássemos um estoque suficiente para atender a demanda de transfusões do Carnaval, já que ficamos cinco dias sem coletar sangue, mas com uma grande demanda por transfusões. Nossos agradecimentos a todos que atenderam ao nosso chamado e à direção do Lions Clube de Maceió, pelo gesto cidadão, de estimular a prática da doação de sangue”, frisou Verônica Guedes.

A doadora de sangue Maria de Fátima Pereira agradeceu à iniciativa do Lions Clube e destacou a importância do trabalho realizado pelo Hemoal. “Não doei para ganhar a bicicleta, pois minha mãe já precisou de sangue e sei da importância que ele teme para salvar a vida de quem precisa de uma transfusão. Espero que outras pessoas se estimulem a fazer as suas doações, pois tinha medo, mas superei essa barreira e agora sou doadora voluntária e fidelizada”, evidenciou ao receber a bicicleta.

Critérios – Para se candidatar à doação, os voluntários devem ter idade entre 16 e 67 anos. É imprescindível ter no mínimo 50 kg e, no caso dos menores de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou portando um documento de identificação oficial e original, além de uma autorização formal, cujo formulário pode ser baixado no site www.saude.al.gov.br/hemoal.

Os voluntários não podem ter contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 10 anos. Já quanto aos doadores que irão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres e, em se tratando das gestantes e lactantes, não é permitida a doação.
 

Primeira Edição © 2011