"Pinga-pinga"| Ônibus interestadual da Real Alagoas pega estrada superlotado

A volta do carnaval para casa foi bastante desconfortável para os maceioenses que vieram de Recife na madrugada de quarta

23/02/2012 14:44

A- A+

Thayanne Magalhães e Mylena Fernandes - estagiária

compartilhar:

A viagem de volta – de Recife para Maceió – foi, no mínimo, desconfortável para os usuários do ônibus comum, da empresa Real Alagoas, que saiu do Terminal Rodoviário do Recife na madrugada desta quarta-feira (22), com destino à capital alagoana. Mais conhecido como “pinga-pinga”, o veículo seguiu viagem superlotado, o que é contra a Lei de Trânsito.

A equipe de reportagem do Primeira Edição flagrou a irregularidade no transporte interestadual, e registrou em vídeo a situação dos usuários do ônibus. Cerca de 40 pessoas viajavam em pé, sem o mínimo conforto, inclusive idosos e crianças.

Em contato com a empresa Real Alagoas, o coordenador operacional da empresa, Nilson Antônio, afirmou que nenhum passageiro que viajou durante o carnaval pela empresa, sofreu qualquer desconforto e muito menos teve que viajar em pé. Mas, o que foi flagrado vai de encontro à afirmação.

“Foram colocados cerca de sessenta ônibus extras durante o carnaval [somente para a linha Maceió/Recife]. O reforço foi ainda maior nos dias de grande movimentação, na quinta e sexta saindo de Maceió para Recife, e na terça e quarta na volta de Recife para Maceió”, explicou o coordenador.

Ao assistir o vídeo produzido pelo Primeira Edição, Nilson Antônio se mostrou surpreso e se justificou dizendo que não estava ciente da situação. “Agora que conheço essa realidade, a empresa deve tomar todas as medidas cabíveis para que isso não volte a se repetir nos próximos anos”.

Segundo a assessoria da Polícia Rodoviária Federal (PRF), é importante que esse tipo de infração seja denunciada pelos usuários dos transportes intermunicipais e interestaduais. “Os passageiros podem ligar para o número de atendimento da PRF, o 191, ou para o número da ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres], 0800-610-300, que enviamos uma equipe para fiscalizar e autuar o motorista que esteja viajando com excesso de passageiros”, explicou.

Dependendo da infração, o motorista pode ser autuado pelo Código Brasileiro de Trânsito (CBT) ou pela ANTT.

Primeira Edição © 2011