Defesa Social vai mudar sistema de comunicação das polícias e vai usar rádios digitais

Rádios digitais vão possibilitar maior segurança e até rastreamento de viaturas

17/02/2012 04:15

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) vai iniciar o processo para a mudança do sistema de comunicação das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Administração Penitenciária. A intenção e dar maior segurança e qualidade para as comunicações, além de possibilitar o rastreamento das viaturas.

Segundo o secretário da Defesa Social, Dário Cesar, é fundamental que o sistema de comunicação dos órgãos da área de Segurança passem a adotar o sistema digital, que já foi implantado na maioria dos estados do País.

“É um sistema mais seguro, que impossibilita que quadrilhas e qualquer outra pessoa copiem as conversas da polícia. Vamos determinar o início de processo de compra dos equipamentos para a implantação inicialmente em Maceió, depois ampliando para o interior”, ressaltou Dário Cesar.

Na tarde desta quarta-feira (15), toda a cúpula da Defesa Social assistiu a uma apresentação feita pelo gerente comercial para a área de governo da empresa Motorola, João Del Nero, que apresentou as vantagens do sistema digital.

“É impossível de ser copiado por criminosos. Tem uma grande qualidade na comunicação, além de ser possível gravar as conversas e ser feito o rastreamento das viaturas”, ressaltou João Del Nero, acrescentando que, inicialmente, dois sítios instalados nos bairros do Farol e do Tabuleiro já seriam suficientes para cobrir toda a área de Maceió.

O secretário Dário Cesar ressaltou que o Governo Federal já acenou com a possibilidade de ajudar Alagoas na mudança do sistema de comunicação. “Entretanto, vamos tentar viabilizar a instalação dos equipamentos para a área de Maceió com recursos próprios para que tudo seja feito o mais rápido possível”, afirmou.

Primeira Edição © 2011