Coleta de lixo eletrônico no CCBB será ampliada para todas as agências do Banco do Brasil no DF

Após perceber sucesso da ação no primeiro fim de semana da exposição Game On: O Jogo Começou - História, Cultura eFuturo do Vídeo Game, Banco do Brasil estende a coleta para todas as agências do DF

16/02/2012 07:13

A- A+

Divulgação

compartilhar:

O posto de coleta de lixo eletrônico instalado na exposição Game On: O Jogo Começou - História, Cultura e Futuro do Vídeo Game, em cartaz no CCBB até o dia 26 de fevereiro, está dando tão certo que as 98 agências do Banco do Brasil espalhadas pelo Distrito Federal também passarão a recolher esse tipo de resíduo.

A iniciativa surgiu a partir do sucesso da ação no CCBB e também por existir uma demanda dos funcionários e clientes do Banco do Brasil. Apenas no primeiro fim de semana da mostra, foram arrecadados 290 quilos de lixo eletrônico. “Queremos chamar atenção para o tema, alertando a população de que esse tipo de lixo não pode ser jogado fora de qualquer maneira”, explica Paula Sayão, gerente geral do centro cultural.

Apesar da obrigação legal do gerador dos resíduos descartá-los de forma correta, e da logística reversa, que obriga as empresas fabricantes de lixo perigoso a recolhê-lo, o descarte de material eletrônico sempre foi um problema para o cidadão. Por isso, o CCBB e, agora, as agências do Banco do Brasil, passarão a recolher aquele lixo eletrônico que o cidadão geralmente não sabe onde descartar e que quase sempre vai parar no Lixão da Estrutural, misturado ao lixo comum.

Quem fez as primeiras triagens do material entregue será a OSCIP "Programando o Futuro", nos dias 1°, 8, 15 e 26 de fevereiro. A organização, com sede em Valparaíso (GO), trabalha com inclusão digital, qualificação da população local e reciclagem de material eletrônico. Após essa separação inicial, o restante do lixo será encaminhado ao Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

O SLU tem 13 Núcleos de Limpeza espalhados por diversas cidades do DF. Em cada um desses locais funciona umPonto de Entrega Voluntária (PEV), com recipiente próprio para receber o lixo eletrônico. A intenção do órgão é brevemente estender esse serviço para locais de grande concentração de pessoas, como shoppings, estações de metrô, escolas e outros. Todo o material será encaminhado para reciclagem. A coleta, no CCBB e nas agências do BB, vai até o final da exposição.

Etapas da reciclagem – Para se ter uma ideia da complexidade que envolve o processo de reciclagem de materiais eletrônicos,depois da coleta vem a triagem dos produtos, ou seja, a separação dos tipos de equipamentos – celulares, laptops, câmeras fotográficas etc. A partir daí é necessário desmontar os produtos em componentes e obter matéria-prima. Por exemplo, de um gravador é possível retirar cristal líquido, plásticos duros, placa de circuito, fios de cobre, bateria etc. Esses componentes vão, primeiro, para reutilização. No caso do desmonte de um computador, se os parafusos estão bons, podem ser usados em outra máquina. Se tiver alguma placa que funciona, pode ser reutilizada. A reciclagem faz a recuperação de matérias-primas: dos metais ferrosos se extrai o ferro e, depois, as ligas de metais. Dos plásticos é possível extrair quinze tipos do material.

Serviço:

Game On: O Jogo Começou História, Cultura e Futuro do Vídeo Game
De 27 de janeiro a 26 de fevereiro de 2012
De terça a domingo, das 9h às 21h
Local: CCBB (SCES Trecho 2, conjunto 22 - Brasília/DF)
Tel: 61 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Site: www.bb.com.br/cultura | www.twitter.com/ccbb_df
Facebook: facebook.com/ccbb.brasilia
Entrada franca
Classificação indicativa: livre

O CCBB disponibiliza ônibus gratuito, identificado com a marca do Centro Cultural. O transporte funciona de terça a domingo, saindo do Teatro Nacional a partir das 11h. 

Primeira Edição © 2011