Economista da Ufal assume superintendência do Trabalho

Luciana Caetano vai contribuir com a redução da extrema pobreza em Alagoas

10/02/2012 15:01

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Profissional (Seteq) agora tem em seu quadro de funcionários a economista e professora universitária Luciana Caetano. A nova colaboradora assumiu a Superintendência de Emprego e Relações do Trabalho no dia 7 de fevereiro para contribuir com a execução dos projetos estruturantes do governo estadual, que estão sob a responsabilidade da pasta. A nomeação aconteceu na gestão do secretário Alberto Sextafeira, que assumiu no último dia 6.

“Luciana já estava no quadro da secretaria dando sua contribuição e, a partir de agora, sua missão será agregar seus conhecimentos de economista a nossa meta de trabalho, que é de fazer uma gestão voltada aos benefícios da população em situação de vulnerabilidade social e com o maior alcance possível, tanto em Maceió quanto no interior do Estado”, explicou Alberto Sextafeira.

A Superintendência de Emprego e Relações de Trabalho coordena os 15 postos do Sine em Alagoas e a Casa do Trabalhador Autônomo (CTA). Além disto, está à frente do programa estruturante do Alagoas Tem Pressa, de inclusão produtiva, entre outras atribuições. De acordo com Luciana Caetano, será dado continuidade ao trabalho que já vinha tendo resultados positivos, visando contribuir a partir de suas experiências acumuladas tanto na atividade público-administrativa quanto na de pesquisa.

“Pretendo contribuir com a execução de um dos projetos estruturantes do Estado, que está sob a responsabilidade da Seteq, identificando o potencial do capital humano disponível na instituição e lotado nesta superintendência. Junto, vamos buscar otimizar recursos, tendo em vista o cumprimento das metas já definidas no Alagoas Tem Pressa. Com planejamento, monitoramento e espírito de equipe é possível superar obstáculos e chegar onde se almeja. Eu acredito na equipe”, ressaltou.

Outra ação a ser coordenada por Luciana Caetano será o Observatório do Trabalho, que segundo ela está em fase de implantação, no aguardo apenas de um acordo de cooperação técnica entre as secretarias do Trabalho e de Ciência e Tecnologia com a Ufal. O observatório terá a função da produção e difusão de informações sobre o mercado de trabalho em Alagoas, de modo a nortear as decisões do governo no que diz respeito às políticas públicas voltadas à geração de emprego e renda para a população, na perspectiva de assegurar o equilíbrio entre a oferta e a demanda de vagas no mercado de Trabalho.

“O observatório vai dar um suporte ao governo como um todo, na tomada de decisões, de onde investir e em que área devemos capacitar. Utilizaremos bancos de dados do IBGE, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, do cadastro da CTA e do Sine, além de pesquisas de campo. Será um instrumento que fará uma releitura dos dados e das pesquisas de campo”, completou a economista.

Para Luciana Caetano é bastante positivo a oportunidade de abraçar mais um desafio em sua carreira profissional. “Compor uma equipe que trabalha em prol da redução e eliminação da extrema pobreza em um Estado que enfrenta os piores indicadores socioeconômicos é, sem dúvida, algo que nos engrandece profissionalmente, além de nos proporcionar um grande contentamento. Ultrapassar os muros do ambiente acadêmico e se colocar à disposição do Estado com minha percepção de pesquisadora e experiências acumuladas ao longo do exercício profissional é o sonho de quase todo professor universitário”, finalizou.

Mini currículo

Graduada em Ciências Econômicas, Luciana Caetano é especialista em Economia Agroindustrial e mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas. Em 1993, ingressou na Ufal como funcionária no cargo técnico-administrativo. Em 2005, por concurso público, assumiu o cargo de economista na mesma instituição e, em 2010, reingressou como professora assistente na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac/Ufal). Em 2011, foi cedida a Secretaria do Trabalho como Assessora Especial, sendo em seguida renomeada para o atual cargo de Superintendente de Emprego e Relações do Trabalho.
 

Primeira Edição © 2011