Mutirão de reconstrução mamária já cadastrou 80 vítimas de câncer

Triagem continua durante o mês de fevereiro; cirurgias acontecem em março

09/02/2012 12:42

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária, que será realizado em Maceió entre os dias 5 e 9 de março, já cadastrou 80 vítimas de câncer. A ação, cuja triagem segue até fevereiro, é voltada a pacientes que tiveram a mama retirada (mastectomizadas).

A triagem inicialmente ofertava 20 vagas em Alagoas. No entanto, já foram cadastradas 80 pacientes. “Essa quantidade foi definida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC), mas o secretário Alexandre Toledo se comprometeu a prosseguir com os cadastros para cirurgia de acordo com a demanda”, disse a diretora de Atenção Especializada e Programas Estratégicos da Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas (Sesau/AL), Lisiane Torres.

 A diretora de Atenção Especializada e Programas Estratégicos destaca a importância da ação. “A mulher que passa pela cirurgia fica mais confiante e colaborativa, sendo mais produtiva e evitando a depressão, o que afeta de forma positiva a recuperação. A retirada da mama é uma sequela que afeta a autoestima e pode comprometer o tratamento”, afirma Lisiane.

De acordo com coordenador da ação, o oncologista Lourival César, as operações, assim como o processo de triagem, serão gratuitas e terão os custos hospitalares e das próteses, que podem chegar a R$ 2.800 – assumidos pela Sesau. Já o trabalho da equipe médica será realizado de maneira voluntária. A reconstrução mamária é um procedimento que devolve o volume e o contorno da mama mastectomizada.

A primeira paciente a fazer o cadastro, Maria Madalena Melo Matos, confirma que a importância da reconstrução mamária para autoestima. “Tive o diagnóstico de câncer em 2007. A palavra ‘câncer’ é atrelada à morte e ainda distancia a família. O mutirão, para nós, é um fato apoteótico para quem passou por uma mutilação”, disse.

“As mulheres alagoanas que sofreram com câncer de mama têm agora uma nova oportunidade de recuperar a autoestima”, disse Lourival César, que enfatiza ainda sobre a importância da preocupação estética e do tratamento após a reconstrução.

Realizado no País pela primeira vez, o Mutirão Nacional de Reconstrução Mamária é coordenado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – que definiu a quantidade de vagas de cada estado – e pelas secretarias estaduais de saúde. A iniciativa é resultado de uma ação promovida em Brasília no início de 2011.

TRIAGEM - A seleção acontece no Hospital do Açúcar às terças e quintas-feiras, das 9h às 13h; no Ambulatório Geral da Unidade Rodrigo Ramalho, na Praia do Sobral, às terças e quartas, a partir das 14h30; e no Hospital Universitário às quartas, das 9h às 13h, e às quintas às 15h. Durante as consultas, serão analisadas condições de saúde e indicação da cirurgia. Para mais informações sobre a triagem, basta entrar em contato pelos telefones:
(82) 3241-2272/3338-1540 das 14h às 18h.

Primeira Edição © 2011