Números sobre o câncer assustam médicos e governos

Médicos preocupam-se pois futuro não traz luz no fim do túnel

07/02/2012 08:13

A- A+

Divulgação

compartilhar:

No Dia Mundial do Câncer, celebrado no dia 4 de fevereiro, médicos, especialistas e autoridades governamentais ganham mais uma data para discutir ações e estratégias para difundir o combate e a prevenção ao câncer.

No Brasil, o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27 de novembro) já está consagrado como uma data de mobilização nacional contra a doença. “Com essa data internacional, instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a entidade busca sensibilizar governantes e líderes de todo o mundo para que enfrentem a questão”, explica o mastologista e oncologista da Santa Casa de Maceió, João Aderbal.

Segundo a OMS, o câncer é a doença que mais preocupa médicos e governantes atualmente, já que em 2015 será a principal causa de morte por doença no mundo, superando até mesmo as doenças cardiovasculares.

Em 2011 foram diagnosticados 12 milhões de casos novos de câncer em todo o mundo, dos quais 500 mil casos somente no Brasil e algo entre 3,5 mil e 4 mil em Alagoas.

O que mais preocupa os médicos é que o futuro não traz nenhuma luz no fim do túnel. Em 2020 o mundo deverá ter cerca de 20 milhões de pacientes com câncer, ou seja, quase o dobro da atualidade.

Na Santa Casa de Maceió

Entre 2000 e 2009, o Registro de Câncer da Santa Casa de Maceió trouxe dados que confirmam o forte vínculo do câncer com o hábito de fumar e o consumo frequente de bebidas alcoólicas. A banco de dados, criado pelo Serviço de Radioterapia, registrou as principais neoplasias ligadas ao tabagismo e às bebidas alcoólicas.

O câncer do pulmão é um dos principais tumores provocados pelo hábito de fumar. Segundo o Registro de Câncer da Santa Casa de Maceió foram 519 casos novos por ano, dos quais 58% verificados em homens e 42% em mulheres.

O câncer de boca é outro inimigo que atinge, em sua grande maioria, os fumantes. Foram 547 casos novos no período de 10 anos, sendo que 62% de diagnósticos em homens e 38% em mulheres.

O câncer de laringe - aquele que afetou o ex-presidente Lula - tem grande prevalência sobre o público masculino, chegando a 83% dos 300 casos registrados no período contra os 17% do estrato feminino.

Outro câncer que atinge os homens é o câncer de esôfago, com 70% dos 323 pacientes com diagnóstico confirmado. A mulheres representam 30% do total.

O importante a destacar é que a maioria dos pacientes em tratamento confirmaram ser fumantes e consumidores freqüentes de bebidas alcoólicas.
 

Primeira Edição © 2011