Praias brasileiras buscam certificado socioambiental

30/01/2012 09:27

A- A+

Folha Online

compartilhar:

Três praias brasileiras vão entrar no páreo para receber a certificação Bandeira Azul, um dos mais importantes selos socioambientais do mundo. São localidades litorâneas do Rio de Janeiro e de São Paulo, que entram na fase piloto do programa em fevereiro. O objetivo é tentar compor um seleto grupo de praias e marinas ambientalmente sustentáveis no país.

As candidatas à certificação são a praia do Félix, em Ubatuba (SP), a Prainha, no Rio de Janeiro, e a praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). Em fase de avaliação, encontram-se, no momento, as marinas Piratas e Verolme, ambas em Angra dos Reis (RJ).

Atualmente, a certificação Bandeira Azul está presente na Praia do Tombo, no Guarujá (SP) e na marina Costabella, em Angra dos Reis (RJ). As duas tiveram o certificado renovado em 2011 e são as únicas brasileiras na lista de centenas de locais e empreendimentos certificados pelo mundo.

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental criado pela Foundation for Environmental Education (FEE), instituição internacional com sede em Copenhagen, na Dinamarca. No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Ambiental Ratones (IAR).

As praias e marinas inscritas no programa comprometem-se a cumprir os critérios distribuídos nas seguintes categorias: educação e informação ambiental, qualidade da água, segurança e gestão ambiental.

Primeira Edição © 2011