Hotel Jatiúca inicia construção de barreira de contenção para evitar o avanço do mar

A obra é provisória e tenta evitar que o avanço da maré destrua a calçada às margens do Hotel.

26/01/2012 09:10

A- A+

Jessica Pacheco

compartilhar:

A subida da maré na região da praia da Jatiúca não tem ‘assustado’ apenas a Prefeitura de Maceió que, através da Secretaria Municipal e Insfraestrutura (Seminfra), já está concluindo a segunda barreira de contenção às margens da pista no bairro. Dessa vez, o Jatiúca Hotéis & Resorts, localizado na Rua Dr. Mário Nunes Vieira, às margens do mar da Jatiúca, também resolveu se prevenir dos impactos que o avanço do mar poderá proporcionar e também iniciou a construção de uma barreira de contenção.

Divulgação

Jessica Pacheco

“A idéia é inibir um pouco o avanço da maré e evitar que ela destrua a pista [de ciclismo]”, afirmou Pedro de Sena, funcionário do Hotel. De acordo com ele, a obra foi licenciada pela Prefeitura de Maceió que cedeu o trator que está sendo utilizado na construção.

Jessica Pacheco

A barreira de proteção do Hotel é provisória, apenas sacolas de nylon cheias com areia da praia estão sendo colocadas como suporte a calçada, por enquanto que uma nova solução definitiva ainda será trabalhada.

Prefeitua e 'bolsacreto'

As obras da barreira de contenção que está sendo construída pela Prefeitura de Maceió estão avançadas. Na manhã desta quinta-feira (26), os operários ainda estavam em trabalho intenso.

Jessica Pacheco

As pedras que foram colocadas como barreira de contenção não conseguiram evitar os impactos do avanço da maré que já havia danificado a calçada da Avenida Brg. Eduardo Gomes, a principal da Jatiúca, com isso a Seminfra decidiu pelo sistema de ‘bolsacreto’, que consiste na utilização de sacos preenchidos com cimento, organizados numa seqüência escalonada, em espécies de fôrmas padronizadas, que vão garantindo o formato de degraus que, por sua vez, não só amortecem a pancada da maré, como também facilitam o acesso à praia.

Lixo nas Praias

Jessica PachecoMais uma vez o Primeira Edição vem ressaltar a poluição nas praias de Maceió. Depois de mostrar a situação do litoral norte de Maceió – Praias do Pontal da Barra, do Sobral e da Avenida – depois das chuvas que vem caindo n Estado, nesta manhã se constatou que o litoral norte não é o único a sofrer com a falta de conscientização ambiental.

A praia e o mar da Jatiúca estão tomados por sacolas plásticas, latas, garrafas, enfim, muito lixo. Em meio a construção da barreira, o lixo se fazia protagonista no local.

Jessica Pacheco

Os banhistas que estão no local reclamaram da poluição encontrada na praia.

“É uma lixaria (sic) só. É muito lixo, o povo é imundo mesmo. Hoje está demais”, se queixou o pedreiro José da Silva, que foi com a mãe curtir a praia. “Lá dentro [no mar] ta pior. Você mergulha e sai com uma sacola agarrada”, reclamou.

 

*Com Divulgação

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011