Instituto Natura e MEC firmam parceria pela educação brasileira

25/01/2012 11:11

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Assessoria

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Projeto Trilhas, criado pela Natura em 2009 e que apoia o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, deverá beneficiar três milhões de alunos do ensino fundamental

O Instituto Natura e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram parceria em prol da educação pública brasileira. No encontro foram formalizadas as diretrizes desta união que prevê implantar como política pública no ensino fundamental o projeto Trilhas.

Trilhas é uma iniciativa do MEC e do Instituto Natura, com coordenação técnica da Comunidade Educativa CEDAC (Centro de Educação e Documentação para Ação Comunitária). É composto por diversos materiais elaborados para apoiar o trabalho dos professores criando oportunidades para que as crianças em processo de alfabetização tenham maior acesso à literatura infantil e, consequentemente, à cultura escrita.

Nesta primeira etapa, a escolha dos municípios participantes foi feita pelo MEC com os seguintes critérios: municípios prioritários estabelecidos pela política do Ministério e todas as capitais e grandes cidades do país. O projeto chega a cerca de 2 mil municípios, beneficiará 72.051 escolas, o que representa cerca de 140 mil professores e aproximadamente 3 milhões de alunos .

Antes de integrar os livros e jogos ao Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE), as obras foram avaliadas e, quando necessário, adaptadas à política de livros e objetos educacionais do governo federal. A revisão e a adaptação ficaram sob a responsabilidade do Instituto Natura e CE-CEDAC.

A parceria está estruturada em três pilares:

· Produção e distribuição dos materiais, a cargo do MEC e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): materiais para capacitação do professor (cadernos de orientações divididos em três temas: Trilhas para Ler e Escrever textos, Trilhas para abrir o Apetite Poético e Trilhas de Jogos) e materiais para uso na sala de aula (materiais pedagógicos - jogos e cartelas para atividades e acervo com 20 livros infantis).

· Incentivo à adoção dos materiais pelas escolas, a cargo do Instituto Natura, com apoio das Consultoras e Consultores Natura: o Instituto Natura será responsável pela mobilização de seus consultores para acompanharem a distribuição e utilização do material pelas escolas beneficiadas. Os Consultores (as) participantes do projeto serão Consultor (a) Natura Trilhas, atuando como mobilizadores do assunto “Educação Pública” e do projeto Trilhas junto aos conhecidos, comunidade e no entorno escolar.

· Garantia da boa utilização dos materiais pelos professores, através da estruturação de uma Rede de Ancoragem Nacional sob responsabilidade da Comunidade Educativa CEDAC.

Potencializando a estrutura de Rede de Ancoragem criada pelo Itaú Social e Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC), em parceria com o MEC, para o programa “Olimpíadas da língua portuguesa”, o Instituto Natura e CE-CEDAC ampliaram a ação desta rede para o projeto Trilhas. A Rede de Ancoragem Trilhas pretende auxiliar a implantação do projeto, incentivar o uso dos materiais em sala de aula e apoiar a formação dos professores nas escolas públicas brasileiras. A principal ação desta Rede será desencadear e apoiar encontros com a intenção de disseminar a concepção adotada pelo projeto.

A Rede de Ancoragem é formada por representantes do CONSED (Conselho Nacional de Secretários de Educação), representantes do UNDIME (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e formadores estaduais (Professores Universitários), representantes dos municípios e estados contemplados pelo Projeto Trilhas, diretores e/ou coordenadores pedagógicos e professores das escolas.

A Rede de Ancoragem se baseia no princípio de cascateamento e inicia em 2011 com o 1º. Encontro Nacional, que reunirá, em São Paulo, representantes do CONSED, UNDIME e formadores estaduais. Após o Encontro Nacional, os formadores estaduais realizam encontros nas capitais do Brasil com técnicos estaduais e municipais participantes do projeto. Após a realização desses Encontros Estaduais, que também devem acontecer com a freqüência semestral, os representantes dos municípios realizam Encontros Municipais com os diretores e coordenadores pedagógicos das escolas e esses, por sua vez com os professores.

A Rede terá atingirá aproximadamente 4.100 participantes diretos (entre eles: técnicos municipais e estaduais, representantes do CONSED, UNDIME e formadores estaduais) e cerca de 215.000 participantes indiretos (cerca de 72.051 diretores escolares e/ou coordenadores pedagógicos e 140.000 professores).

“Acreditamos em uma educação de todos e para todos que constrói pontes para aproximar ideais de solidariedade e justiça e disseminar um conhecimento atualizado e crítico da realidade. Neste sentido, a parceria com o MEC é um momento muito importante para o Instituto Natura devido à oportunidade de contribuir para uma educação pública brasileira de qualidade. Para implantar o projeto, contamos com a participação de diversos parceiros, inclusive de Consultores e Consultoras Natura, que vão atuar de forma voluntária, disseminando o projeto nas escolas”, explica Pedro Villares, presidente do Instituto Natura.

Sobre o Trilhas antes da parceria com o MEC

Lançado inicialmente pela Natura em 2009, o Projeto Trilhas foi concebido para apoiar e instrumentalizar o trabalho do professor da Educação Infantil O Trilhas foi realizado com verba da linha de produtos Natura Crer para Ver com coordenação pedagógica em parceria com a Comunidade Educativa CEDAC, instituição reconhecida por sua atuação na área educacional.

O projeto atendeu em seus dois primeiros anos, 310 municípios brasileiros, envolvendo 4,3 mil escolas, 15 mil educadores e cerca de 310 mil alunos.

A partir dos resultados obtidos nesta primeira fase, foi estabelecida a parceira com o MEC envolvendo uma adaptação do conjunto de materiais para os primeiros anos do ensino fundamental, utilizando o acervo do PNBE.

Instituto Natura

O Instituto Natura, criado em 2010, é uma entidade sem fins lucrativos, instituída a partir da consciência de que a empresa tem um compromisso com a sociedade que vai além da atuação empresarial. O Instituto reune as atividades relacionadas à educação e sociedade, com objetivo de fortalecer o investimento da Natura em ações sociais, garantir o modelo de financiamento e desenvolver um trabalho mais adequado de gestão e governança tornando-os mais adequados aos desafios característicos desta frente que, em grande parte, diferem dos modelos relativos à dinâmica empresarial.

A atuação do Instituto tem como foco os projetos socioeducacionais e o programa Crer para Ver – desenvolvido desde 1995, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica pública do Brasil. Além disso, o Instituto Natura trabalha na captação de recursos externos, promovendo o desenvolvimento de iniciativas e apoiando iniciativas de terceiros. 

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