Destinos de Alagoas: litoral Sul, uma rota privilegiada

Marechal, Barra de São Miguel, Jequiá, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu

25/01/2012 06:01

A- A+

Agência Alagoas

compartilhar:

O Litoral Sul de Alagoas é, indiscutivelmente, privilegiado pela natureza. Belas praias e lagoas exuberantes fazem parte do contexto paisagístico da chamada Região Lagoas e Mares do Sul, integrada pelos municípios de Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto e Piaçabuçu.

Marechal Deodoro, distante 30 km de Maceió, é famosa por suas igrejas e convento seculares, casario colonial, polo gastronômico de Massagueira, sem esquecer a famosa Praia do Francês, a 20 km de Maceió. Já a Barra de São Miguel, a 34 km de Maceió, é o mais badalado balneário de Alagoas. Lá, pode-se praticar canoagem no Rio Niquim e mergulhar nas águas mansas da praia, protegida por arrecifes. É da Barra de São Miguel que saem as embarcações em direção à Praia do Gunga, no vizinho município de Roteiro, que fica 45 km distante de Maceió.

Seguindo em sentido Sul, está Jequiá da Praia, a 65 km da capital, com o seu arrojado equipamento turístico – restaurantes e pousadas -, instalado em área privilegiada no povoado Dunas do Marapé, frequentado, em sua maioria, por turistas de passagem por Maceió. Mais adiante está Coruripe, a 96 km de Maceió, com praia de águas mansas, adornada por coqueiros e um bonito farol. Uma atração à parte é o artesanato feito da palha do ouricuri, encontrado facilmente na cidade. Para aqueles que gostam de curtir a natureza, longe dos problemas, nada melhor do que ir às praias de Miaí de Baixo e de Cima.

Depois, vem Feliz Deserto, a 118 km da capital, com sua bonita praia. O município se destaca pelo artesanato confeccionado com palha de taboa trançada à mão, e também pelo inovador artesanato feito a partir do bagaço da cana-de-açúcar.

Por fim, vem Piaçabuçu, a 187 km de Maceió, onde são realizados passeios de barcos à foz do Rio São Francisco, imperdíveis. Vale uma visita à praia do Peba, onde acontece, todos os anos, em novembro, um festival de pesca de arremesso, evento conhecido nacionalmente. Já o Pontal do Peba, com suas dunas altas e areias alvas, é área de preservação de tartarugas e aves migratórias. É também um dos maiores bancos de camarões do Nordeste.

Veja o vídeo e conheça e se apaixone:

Primeira Edição © 2011