Prefeitura constrói barreira contra os efeitos da maré na Jatiúca

A obra está sendo executada sob a coordenação da Seminfra e com recursos da Caixa Econômica Federal

24/01/2012 06:15

A- A+

Divulgação

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió está concluindo, na Praia de Jatiúca, a construção de uma barreira de contenção com objetivo de amortecer o impacto da maré sobre a área urbanizada da orla e evitar novos prejuízos causados pela erosão. A obra está sendo executada sob a coordenação da Secretaria Municipal e Infraestrutura (Seminfra), com recursos da Caixa Econômica Federal, remanescentes da obra de reurbanização da orla, e liberados por meio de um apêndice acrescido ao projeto original.

De acordo com o secretário adjunto da Seminfra, Daniel Eugênio, a necessidade da barreira de proteção só foi constatada depois de concluída a obra de urbanização, em ocasiões em que o avanço da maré causou prejuízos no calçadão, e colocou em risco a segurança das pessoas que utilizam o espaço para caminhadas e passeios.

Ele explicou que a proteção - que já havia sido feita com pedras, mas não conseguiu evitar a erosão provocada pela força do mar – agora, está sendo feita pelo sistema de “bolsacreto”, que consiste na utilização de sacos preenchidos com cimento, organizados numa sequência escalonada, em espécies de fôrmas padronizadas, que vão garantindo o formato de degraus que, por sua vez, não só amortecem a pancada da maré, como também facilitam o acesso à praia.

Esses sacos, segundo ele, garantam a concretagem do cimento, mesmo com a água batendo. E dessa maneira, assegura maior solidez à obra de contenção, a um custo menor.

O secretário também explicou que esse é o segundo trecho da Praia de Jatiúca, que está sendo trabalhado com o sistema de “bolsacreto”. “Esse sistema é um dissipador de energia que cumpre bem a função de amortecer o efeito das ondas do mar nas áreas urbanizadas”, conclui ele.

Primeira Edição © 2011