Potências exigem fim de programa nuclear do Irã; país reage a sanções

23/01/2012 11:43

A- A+

Folha Online

compartilhar:

Horas após os 27 países que integram a União Europeia (UE) aprovarem um embargo gradual à importação de petróleo iraniano, França, Reino Unido e Alemanha apertaram o cerco ao país exigindo o fim imediato do seu programa nuclear, mas oferecendo um retorno às negociações caso as demandas sejam cumpridas. Em reação, o Irã rejeitou as sanções e voltou a ameaçar fechar o estreito de Hormu, além de anunciar qiue responderá às medidas no dia 11 de fevereiro.

"Chamamos a liderança do Irã para suspender suas atividades nucleares imediatamente e respeitar suas obrigações internacionais", disseram os três países em um comunicado conjunto.

Embora as advertências das potências europeias elevem o tom de condenação, Paris, Londres e Berlim sinalizaram um possível retorno às negociações caso Teerã cumpra as demandas ocidentais.

"A porta está aberta para que o Irã entre em negociações sérias e significativas sobre seu programa nuclear", acrescenta o comunicado conjunto.

"Até o Irã voltar à mesa, nós continuaremos unidos com fortes medidas para reduzir a capacidade do regime de financiar seu programa nuclear".

 

Primeira Edição © 2011