Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental estará no Fórum Mundial de Educação, em Porto Alegre

23/01/2012 10:01

A- A+

Divulgação

compartilhar:

Entre 24 a 29 de Janeiro, educadores e educadoras ambientais que integram a 2ª. Jornada Internacional de Educação Ambiental estarão reunidos no Fórum Mundial de Educação para atualizar o Plano de Ação ligado aos princípios do Tratado e estabelecer uma rede internacional de educação para sociedades sustentáveis com responsabilidade global no processo da Rio+20.

"O desafio de estabelecer um novo paradigma frente a atual condição planetária nos leva a colocar a educação para a sustentabilidade no Centro - diz Moema Viezzer, coordenadora internacional da Jornada -. No centro dos sistemas educacionais, da gestão ambiental e da vida cotidiana. Porque sem educação para vida sustentável, nem as leis que protegem o ambiente, nem as novas tecnologias adaptadas para o convívio com o meio ambiente serão aplicadas".

 A segunda Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental surgiu a partir da percepção que se teve da atualidade dos principios do Tratado de Educação Ambiental elaborado na Rio92. Desde 2008 tomou corpo com a criação de uma Secretaria Executiva composta por seis entidades não governamentais. E a partir de 2009, no Fórum Social Mundial em Belém do Pará consolidou-se com a criação de um Comitê Facilitador Internacional.

 Desde então a Jornada foi sendo divulgada em diversos eventos nacionais e internacionais, bem como foram sendo desenvolvidas Jornadas Locais.

“As Jornadas Locais possibilitam uma maior e melhor divulgação do Tratado como orientador com valores e princípios que qualificam as relações que as pessoas estabelecem consigo mesmas, como os outros e com o meio ambiente. Por outro lado visam preparar os participantes para um melhor desempenho durante a Rio+20, acabando por consolidar redes de pessoas, entidades e instituições a favor da vida”, afirma Mônica Simons, integrante da Secretaria Executiva da Segunda Jornada Internacional de Educação Ambiental"

Além de participar dos diversos eventos do Fórum Mundial de Educação, a Jornada desenvolverá uma atividade autogestionada no contexto dos eventos do Fórum social temático no próximo dia 28.

Saiba mais sobre a Jornada Internacional do Tratado de Educação Ambiental: http://tratadodeeducacaoambiental.net/

Informações sobre o Fórum Mundial de Educação: http://www.forummundialeducacao.org/

Primeira Edição © 2011