Dona de navio italiano descarta vazamento; resgate é retomado

16/01/2012 13:16

A- A+

Folha Online

compartilhar:

Em entrevista coletiva a jornalistas estrangeiros em Gênova, Pier Luigi Foschi, presidente da Costa Cruzeiros --dona do navio Costa Concordia, que adernou na Itália durante o fim de semana deixando ao menos seis mortos-- afirmou nesta segunda-feira que não há sinais evidentes de vazamento na região do acidente. No local, o resgate foi retomado após ter sido interrompido pelo mau tempo e inclinação da embarcação.

Foschi disse que há uma "grande quantidade" de diesel ainda nos tanques do navio, mas que não saiu da embarcação. Ele afirma que o combustível ainda é queimado pelos motores. Estima-se que os tanques ainda tenham 2,4 mil toneladas de óleo, o que causaria um desastre ambiental de grandes proporções. Isso afetaria diretamente o ecossistema do Mar Tirreno, no Mediterrâneo, e o turismo da costa do Estado da Toscana.

"Retomamos as operações de busca depois de verificar que o navio está estável", disse Luca Cari, porta-voz dos bombeiros, após destacar que o vento e a chuva cessaram, acalmando o mar em torno da embarcação.

O presidente da companhia ainda reiterou que pretende oferecer indenização "de acordo as leis italianas" e recolocação dos passageiros reservados em outras embarcações da companhia. Ele voltou a afirmar que o acidente aconteceu por falha humana.

Mais cedo, Foschi afirmou que o Costa Concordia passou por testes de segurança em 2011 e que uma vez que o resgate e o atendimento dos passageiros esteja concluída, a Costa Crociere deve ter como prioridade avaliar os riscos ambientais do acidente.

O presidente da companhia disse ainda que o comandante da embarcação, Francesco Schettino, terá auxílio jurídico, mas que não pode descartar os evidências de erro humano durante o acidente e que "uma alteração de rota não autorizada" foi executada pouco antes de o navio atingir uma rocha.

Pelo menos 15 passageiros continuam desaparecidos. De acordo com a emissora britânica BBC, os trabalhos de resgate foram suspensos na manhã desta segunda-feira devido ao mau tempo e ao aumento da inclinação do navio, movendo-se 9 centímetros na vertical e 1,5 centímetro na horizontal por causa da agitação do mar.
A expectativa é retomar as operações assim que possível.

PREJUÍZOS

O jornal "Financial Times" informou que a Carnival, grupo que opera 11 diferentes marcas de linhas de cruzeiros, entre elas a Costa, deve ter US$ 95 milhões de prejuízos devido ao acidente neste ano contábil.

Já a BBC revela que a queda do valor das ações do grupo nas Bolsas já custa US$ 1 bilhão à companhia.
As ações da empresa, que estão nas Bolsas de Nova York e Londres, caíram 21% na abertura dos mercados nesta segunda-feira.

ERRO

A empresa admitiu neste domingo que o comandante Francesco Schettino "cometeu erros de julgamento" e "não observou os procedimentos" para situações de emergência.

"A Justiça, com a qual a Costa Cruzeiros colabora, determinou a prisão do comandante, contra quem pesam graves acusações", destacou a companhia.
"
Parece que o comandante cometeu erros de julgamento que tiveram graves consequências" e que "suas decisões na gestão da emergência ignoraram os procedimentos da Costa Cruzeiros, que seguem as normas internacionais", afirmou a empresa.

Schettino foi preso no sábado. Ele é acusado de homicídio culposo (quando não há intenção de matar) múltiplo, de ter provocado um naufrágio e de ter saído do navio quando ainda pessoas a serem resgatadas.


O procurador da região de Grosseto, Francesco Verusio, que investiga o caso, alega que o capitão fez uma manobra "malfeita" ao se aproximar excessivamente da ilha. Schettino ainda teria falhado em lançar um alerta de socorro.


 

Primeira Edição © 2011