Caio Júnior quer o Grêmio com paciência e fim de cruzamentos

Caio Júnior visitou e fez estágio no Barcelona, agora quer aplicar as ideias no Grêmio

09/01/2012 05:28

A- A+

UOL - Esportes

compartilhar:

Os primeiros treinamentos com bola do Grêmio e as palavras de Caio Júnior nas manifestações para imprensa mostram o principal objetivo do treinador: aproximar o máximo possível o estilo de jogo do time gaúcho ao Barcelona. A dura tarefa indica o fim dos cruzamentos, a redução no número de chutes a gol e trocas de passe com muita paciência no meio.

No treinamento de domingo, a palavra mais repetida por Caio Júnior foi: paciência. Com ênfase ofensiva, a atividade separou meias, laterais, volantes e atacantes, que enfrentavam duplas de zagueiros e o goleiro. No entanto, chutes a gol soavam quase como ofensa. "Não é para desperdiçar a bola. Passa, primeiro para um lado, depois para o outro, só depois chuta", gritava Caio.

Cruzamentos praticamente inexistiram. Edílson alçou uma bola na área em determinado momento e foi cobrado. "Não é para cruzar, é toque curto, mesmo no fundo de campo", disse Caio, mantendo a educação que lhe é peculiar.

Tais características indicam a tentativa de aproximação do melhor time da atualidade. O Barcelona abusa dos passes laterais e tenta conter o adversário mantendo a posse de bola. No entanto, a certeza da busca pela "Barcelonização" do Grêmio se dá nas manifestações do técnico. Antes de chegar ao Grêmio, Caio passou por um período de estágio no clube catalão e citou muitas situações positivas logo em sua apresentação.

A montagem do grupo, também, contempla tal situação. Ao contrário do que ocorria em outros momentos, quando a principal jogada de saída de bola era o lançamento longo para um centroavante alto, ou o cruzamento em faltas e escanteios, desta vez sequer tal peça estará presente. Com um ataque titular provavelmente formado por Kleber e Marcelo Moreno, não haverá centroavante fixo, mas atacantes se movimentando.

Ainda não houve treino coletivo ou teste para tal ideia, mas se conseguir atingir o complicado objetivo de aproximar o Grêmio o mínimo que seja do Barcelona, Caio Júnior tem boas chances de sucesso.

"Estive lá, fui recebido pelo Adriano e pelo Messi, pouco antes de ser apresentado pelo Grêmio. Foi uma experiência maravilhosa. Peguei muitas ideias de transição rápida, mudança de velocidade, coisas que são difíceis de serem aplicadas, mas que podemos tentar", disse Caio em sua primeira manifestação como técnico gremista.

"Ele é um técnico moderno, que está sempre atento para fazer coisas diferentes, buscar novidades. Gosto disso", analisou o lateral esquerdo Julio Cesar.

A exemplo do ocorrido nos dois dias do final de semana, a segunda-feira será marcada por treinamentos em dois turnos no Grêmio. Ainda pela manhã a direção do clube irá se manifestar sobre Sorondo, que com nova lesão deve ter contrato rescindido.

Primeira Edição © 2011