Após rompimento de dique no Rio, enxurrada invade bairro de Campos

05/01/2012 18:15

A- A+

Folha Online

compartilhar:

A água do rio Muriaé começou a chegar no início da tarde desta quinta-feira nas casas do bairro Três Vendas, em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, segundo informações da Defesa Civil do município.

Cerca de 4.000 pessoas afetadas deveriam deixar a região hoje por causa da elevação do nível das águas do rio, que provocou o rompimento de um dique (barragem para conter a água de rios) e formou uma cratera de mais de 20 metros na rodovia BR-356, no trecho que liga Campos a Itaperuna.

Porém, parte dos moradores decidiu ficar no segundo andar ou em lajes de casas. Eles temem que pertences sejam furtados durante a noite.

Segundo o engenheiro Luiz Alberto Ribeiro Gomes, da Defesa Civil municipal, a previsão é de que a área esteja submersa até o início da noite desta quinta-feira.

"O dique-estrada está localizado a 600 metros da comunidade de Três Vendas. Pelos nossos cálculos, a água deve invadir toda a localidade até as 18h ou 19h", afirmou à Folha o engenheiro.

Até as 17h, moradores ainda estavam sendo retirados do local por homens do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e do Exército. Duas aeronaves foram enviadas pelo governo estadual para auxiliar na evacuação.

A orientação é para que os moradores buscassem abrigo em morros locais, de onde seriam resgatados. O secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, pediu que as pessoas evitem ficar no segundo andar de suas casas.

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Edson Braga, 1.200 famílias foram afetadas na região, que era separada do rio Muriaé pelo dique. Todos estavam sendo levados para abrigos e escolas públicas de bairros próximos.

"Estamos trabalhando preventivamente para remover as pessoas em tempo hábil para evitar maiores prejuízos. A gente calcula que toda a comunidade de Três Vendas fique submersa a uns 2 metros de altura", disse o major.

Segundo Braga, a erosão foi constatada por volta das 6h, por um agente da Defesa Civil que mora na localidade. "Não temos tempo de executar nenhuma ação agora. A estrada rompeu mesmo", afirmou enquanto tentava convencer uma família a deixar sua casa na região.

O major explicou que o bairro de Três Vendas é protegido pelo dique. "Rompeu justamente no ponto onde foi feito um trabalho pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) em 2009", afirmou. "Vai encher toda a comunidade como ocorreu na enchente de 2008".

Também há informações de problemas causados pelas chuvas em outros pontos da cidade devido à cheia do rio Paraíba do Sul, por onde desaguam os rios Muriaé e Pomba --cujas nascentes são em Minas Gerais.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, além de Três Vendas, ao menos 590 pessoas estão desabrigadas na cidade (dependem de abrigos públicos). Ontem (4), o nível do rio Paraíba do Sul passou de 7 para 11 metros em Campos.

Primeira Edição © 2011