Secretaria de Saúde realiza projeto Verão Mais Saudável

Ação acontece a partir da próxima sexta-feira (6), na Praia da Ponta Verde, e vai contar com atividades físicas e conscientização sobre alimentação e DSTs

02/01/2012 11:10

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Neste mês de janeiro, a população maceioense vai contar com uma série de atividades especiais para manter a saúde em dia. Trata-se do projeto Verão Mais Saudável, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com a Unimed Alagoas.

A ação começa nesta sexta-feira (13), das 16h às 20h, no estacionamento do Alagoinhas - na Ponta Verde, e será realizada ainda na manhã do sábado (14), das 6h às 10h. A ação acontece também nos dias 20 e 21 de janeiro, no mesmo horário.

Durante a programação, os interessados poderão participar de exercícios aeróbicos, aulas de dança, pilates, meditação e massagem – além de passarem por uma avaliação física. O projeto também vai oferecer exames de glicemia, aferição de pressão arterial e vacinação contra a hepatite B e distribuir panfletos com dicas sobre alimentação, doenças sexualmente transmissíveis e tabagismo.

Segundo a diretora de Promoção da Saúde da Sesau, Eliana Padilha, o objetivo do Verão Mais Saudável, que em 2012 chega à segunda edição, é conscientizar as pessoas sobre a importância de cultivar bons hábitos. “Queremos mobilizar a população e despertar o interesse pelas atividades físicas. Essa é uma forma de incentivar que o costume seja mantido durante o resto do ano, melhorando a qualidade de vida”, diz ela.

A expectativa é receber entre mil e 1.500 pessoas nos quatro dias da ação, que terá ainda apresentações culturais, incluindo uma banda de frevo. A ideia é atrair banhistas que estejam na praia e turistas passando pela orla. Para isso, serão montadas várias tendas e um palco. Além da estrutura física, a Sesau e a Unimed mobilizarão diversos profissionais, como educadores físicos, terapeutas ocupacionais, médicos e enfermeiros.

A superintendente de Vigilância da Saúde, Sandra Canuto, ressalta que o projeto pretende trabalhar a medicina preventiva. “Hoje, as pessoas não estão mais morrendo tanto de doenças transmissíveis, a exemplo da cólera, mas sim de problemas como o infarto e o AVC, que estão aumentando e são associados ao sedentarismo e à obesidade. Nossa finalidade é diminuir esses casos, evitando diabetes e hipertensão”, expõe ela.

Academias da Saúde - Para incentivar os hábitos saudáveis, Alagoas vai ganhar 40 Academias da Saúde. Financiadas pelo Ministério da Saúde, as unidades serão instaladas em Maceió (3), Arapiraca (2) e nos demais municípios alagoanos. Criado em 2011, o programa tem como objetivo principal contribuir para a promoção da saúde a partir da implantação de polos de orientação e prática de atividade física, lazer e modos de vida saudáveis.

De acordo com Sandra Canuto, a construção das academias no Estado foi aprovada pelo Ministério por meio de projetos enviados pelas administrações municipais e a implantação será realizada este ano. “Os municípios mandaram seus projetos e ficará a cargo deles definir o local de cada unidade. A recomendação é que sejam instaladas próximas a um Posto de Saúde da Família, atendendo a esse público”, explica a superintendente. 

Primeira Edição © 2011