Prefeitura muda panorama de atendimento à pessoa idosa

09/08/2022 10:56

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Prefeitura de Maceió está mudando o panorama de atendimento à pessoa idosa. Reunidos na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa trataram sobre políticas públicas mais inclusivas para a população idosa da capital.

Ao todo, são 20 instituições atendidas pelo Conselho, sendo 13 conveniadas diretamente, regidos de forma administrativa pela Semas. Quase mil idosos são assistidos no total. A proposta do titular da Semas, Claydson Moura, é que as ações voltadas para a população idosa sejam mais abrangentes e consigam garantir conforto, segurança, lazer e saúde.

“Afinal de contas, a Assistência Social é uma garantidora de direitos. Nós estamos aqui para fazer isso. Temos que ter a capacidade, a humildade e a força de vontade de acertar ouvindo quem entende mais do que a gente”, afirmou.

Para o presidente do conselho, Marceliano Teixeira, essa aproximação com o Município é um momento histórico para o CMDPI. “Para nossa felicidade, foi o próprio secretário que provocou esse momento. E alinhamos nossas ações com anúncio de novas políticas para a pessoa idosa, implementação do abrigo municipal de longa permanência voltado para o público, além de disponibilizar 300 colchões para doar às entidades que atendem as pessoas idosas e uma equipe de saúde. Na história do Conselho, nunca tivemos esse tipo de acesso”, ressalta.

Durante o encontro, também foi o momento para posse dos novos representantes do conselho: a secretária adjunta da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Ríssia Rodrigues, e o diretor de Economia Solidária, David Tavares.

“A Semtabes agora faz parte deste conselho e vamos criar juntos políticas públicas que possam ajudar a população idosa. Esse trabalho integrado entre as secretarias é uma marca da gestão do prefeito JHC, que não deixa de assistir a população”, atenta Ríssia.

Também participaram da reunião os representantes do conselho da Semas, da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT); e representantes da CNBB, a Pastoral da Pessoa Idosa, Sesc, Famecal, Pestalozzi e Abraz.

Primeira Edição © 2011