Ação educativa mostra os males dos cigarros eletrônicos

Ações foram intensificadas após decisão da Anvisa, que manteve proibição da venda dos dispositivos no país

08/08/2022 15:02

A- A+

Assessoria

compartilhar:

A Vigilância Sanitária de Maceió segue realizando ações educativas de conscientização sobre os riscos à saúde decorrentes do uso dos cigarros eletrônicos. Durante todo o fim de semana, equipes do órgão distribuíram informativos e conversaram sobre o assunto com proprietários e consumidores de estabelecimentos localizados na orla das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.

As ações educativas sobre a proibição da comercialização, importação e propaganda dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEFs) vêm sendo intensificadas desde julho deste ano, quando a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por decisão unânime, resolveu manter – com regras ainda mais rígidas – a proibição da venda desses dispositivos, que agora pode ser enquadrada como crime de contrabando (Art. 334-A, do Código Penal), com pena de reclusão de 2 a 5 anos.

De acordo com Nilson Malta, coordenador geral da Visa Maceió, o órgão tem o papel de orientar quantos aos danos à saúde decorrentes do uso do dispositivo, mas também tem a missão de aplicar as punições devidas nos casos em que forem verificadas irregularidades.

“A comercialização e o uso desses dispositivos impactam diretamente na saúde pública e, por isso, precisamos intervir com orientações e fiscalizações nos bairros de Maceió.  Todos precisam saber que o dispositivo é considerado clandestino e, portanto, aqueles que desobedecerem as recomendações da Anvisa estarão sujeitos às penalidades previstas em lei”, destacou.

O coordenador lembra que a Vigilância de Maceió conta também com canais de comunicação para que maceioenses denunciem a comercialização ou o uso dos cigarros eletrônicos em Maceió.

 “Pedimos a colaboração da população, para que denuncie, por meio do nosso WhatsApp (82 98752-2000) ou pelo telefone (82 3312-5495), possíveis locais de comercialização ou intermediários dessa venda, para que possamos impedir esse comércio que tanto prejudica a saúde da população em geral”, ressalta Nilson Malta.

O telefone fixo da Visa funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e o WhatsApp funciona 24h, todos os dias.

Primeira Edição © 2011