Dentista na Comunidade se destaca

Ação reforça higiene e saúde bucal da população

01/08/2022 23:02

A- A+

Assessoria

compartilhar:

O atendimento à família do venezuelano Argenis Marcano, de 23 anos, deu início, nesta segunda-feira (1º), à nova ação do projeto Dentista na Comunidade. Argenis, a esposa Cecília e dois dos três filhos pequenos – de 4 e 2 anos – foram beneficiados com a avaliação bucal, escovação, pequenas restaurações e encaminhamento para extração.

“Achamos muito boa a oportunidade de poder ter esse atendimento, pois muitas pessoas do nosso grupo já precisavam desse acompanhamento, que já era bastante difícil no nosso país. Isso vai ser muito bom pra nós”, disse o venezuelano Argenis, ainda com um pouco de dificuldade em falar o português, mesmo estando no país desde 2019.

A ação, realizada pela Gerência de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, tem como objetivo ofertar a assistência em saúde bucal para a população indígena da etnia Warao, oriunda da Venezuela e atualmente residente na antiga Casa de Passagem Familiar, na Ladeira da Catedral.

De acordo com a gerente de Saúde Bucal da SMS, Ducy Lily Farias, para vencer a barreira da comunicação, a gerência recorreu aos representantes do grupo indígena e reproduziu cartazes com as palavras do dialeto da etnia Warao, com a finalidade de identificar objetos e partes da cavidade oral para fazer toda orientação necessária.

“Foi uma forma que encontramos de fazer com que eles se sentissem confortáveis, acolhidos. Com a mudança de país, essas famílias também tiveram sua alimentação afetada, com o aumento do consumo de açúcar. Somado ao hábito do fumo, comum em comunidades indígenas, isso acabou levando ao aparecimento de agravos como cáries e outros problemas que interferiram na saúde e higiene bucal do grupo, que estão sendo tratados agora”, ressalta Ducy Lily.

O grupo beneficiado na ação - realizada pela unidade móvel da Saúde Bucal, no estacionamento da SMS, por uma equipe com dentista, técnico em higiene bucal e atendente de consultório dentário – também foi acompanhado pela equipe do Consultório na Rua, que leva assistência em saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade e vem atuando junto aos indígenas venezuelanos desde março de 2020.

“Temos atuado junto a esse grupo desde março de 2020, no encaminhamento para consultas e exames, atendimentos de enfermagem, vacinação de crianças e adultos, testagem rápida para IST e Covid-19 e no encaminhamento de casos agudos”, reforçou o enfermeiro Cayo Emmanuel, da equipe 5, da área do Jacintinho.

Para a Diretora de Recursos Humanos da Semas, Gabrielle Claudino, a ação é de grande importância porque reflete o cuidado que o Município tem tido com todos os cidadãos, especialmente com aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

“Ficamos todos gratificados em saber que estamos seguindo no caminho certo, no atendimento das necessidades daqueles que mais precisam. E, no caso específico dessa parceria com a SMS, é muito bom ver o quanto a equipe se preocupou em superar qualquer obstáculo, para trazer conforto e acolhimento aos venezuelanos em nossa cidade”, frisou a diretora da Semas.

A ação segue até a próxima sexta-feira (5), pela manhã e à tarde, no estacionamento da SMS. No local, estão sendo disponibilizados os serviços de exodontia (extração) e restauração; raspagem de tártaro; profilaxia (limpeza); aplicação de flúor; escovação; tratamento a traumático; exame para detectar câncer de boca; atividades educativas para a população e encaminhamento para especialidades em Unidades de Saúde, caso necessário.

Primeira Edição © 2011