CPI do MEC pode fazer Renan Calheiros reassumir mandato

27/06/2022 18:49

A- A+

Romero Vieira Belo

compartilhar:

Por enquanto é uma natural especulação, mas circula com ‘força de notícia’: o senador licenciado Renan Calheiros, um dos expoentes do MDB no Congresso, poderá reassumir o mandato caso seja instalada a CPI do MEC (Ministério da Educação). Essa informação foi divulgada em primeira mão pela Folha de S. Paulo e se espalhou.

Renan Calheiros, vale lembrar, foi relator na última CPI da Covid e atualmente está sob licença parlamentar por 120 dias, período em que deve atuar como coordenador da campanha do bloco político que inclui Renan Filho (candidato ao Senado), Paulo Dantas (candidato a governador) e dezenas de nomes que postularão vagas na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados.

O líder da oposição, senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), já recolheu 28 assinaturas e aprovou requerimento onde solicida a abertura da CPI do MEC. O apoio a abertura da CPI ganhou força após a prisão do ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, já solto pela justiça. 

A partir de agora, o requerimento deve encaminhado para leitura do presidente do Senado em sessão plenária para que a CPI seja instalada, porém Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente da casa, já informou anteriormente que a solicitação não terá apoio pois o país realiza eleições este ano "o que prejudica o escopo de uma CPI", disse Pacheco. 

Primeira Edição © 2011