Operação conjunta é montada para suporte ao São João

Coordenador das ações afirma que intenção do Município é proporcionar grande experiência ao público

20/05/2022 11:14

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Uma grande operação conjunta entre as secretarias municipais começou a ser montada pela Prefeitura para incrementar e dar suporte ao São João de Maceió, que acontecerá durante o mês de junho. Os secretários e técnicos se reuniram nessa quinta-feira (19) para discutir o assunto.

Coordenadas pelo secretário executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura, as pastas devem iniciar de imediato as ações que irão garantir limpeza, organização, acessibilidade, ordenamento do comércio ambulante, movimentação turística nos polos e o clima junino, que irá tomar conta de toda a cidade.

Uma das primeiras a atuar será a Secretaria de Infraestrutura, com a manutenção e limpeza de galerias, para prevenir alagamentos, além de consertos em calçadas e ruas no entorno dos locais de festa, que são Benedito Bentes, Tabuleiro do Martins e Jaraguá.

A Secretaria de Turismo também já começou a captar visitantes para a Capital no mês junino e ficará responsável por dialogar com as companhias aéreas sobre o reforço dos voos com destino a Maceió, além de tratar da recepção dos turistas pelo setor.

Para a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foi designada a tarefa de programar a ampliação das linhas de ônibus que tenham os polos como itinerário e pensar em estratégias para estimular a população a usar o transporte público como meio de deslocamento até as festas.

A intenção do Município é garantir mais mobilidade durante o evento e prevenir acidentes de trânsito por conta da mistura entre álcool e direção.

O cadastramento de ambulantes para os dias de evento será feito pela Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social, por meio de mutirões, com datas a serem definidas, para facilitar a adesão dos interessados. Antes disso, a pasta irá levantar o número de vagas disponíveis em cada polo e as localizações adequadas para a instalação de tendas.

E a Secretaria de Saúde já inicia o alinhamento de estratégias com as UPAs, Samu e Corpo de Bombeiros para manter os serviços em sentinela durante as festas. Também serão realizadas ações educativas para a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e uso de preservativo.

Festa sustentável

Uma das prioridades da Prefeitura de Maceió será produzir a menor quantidade possível de resíduos durante o São João. Para isso, a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) fará parcerias com as cooperativas cadastradas junto ao Município para garantir a coleta dos materiais recicláveis. A Sudes também ficará responsável pela limpeza dos locais antes, durante e depois dos shows.

Em todos os polos, serão instalados pontos de coleta de mantimentos e roupas, para promover um evento solidário.

E por toda Maceió haverá pontos temáticos de festa junina, para que toda a população, mesmo quem não for comparecer aos shows, entre no clima da festa que é tão tradicional no Nordeste. Além disso, a Prefeitura trabalha em ideias criativas para atrair mais pessoas ao evento e integrar todos os maceioenses no maior São João do Litoral do Brasil.

“Estamos pensando em cada detalhe para atender, ou melhor, superar as expectativas do público. Tudo isso está sendo discutido para que não seja só uma festa de música, seja uma grande experiência para os maceioenses e turistas, como é Maceió”, afirma o secretário Claydson Moura.

Primeira Edição © 2011