Mudanças bruscas de temperatura podem afetar a saúde vascular

O médico Gustavo Marcatto explica como as alterações radicais nos termômetros, comuns no Outono, impactam o organismo e dá dicas de como se prevenir

20/05/2022 09:58

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Uma forte massa de ar polar pode derrubar temperaturas no Brasil nos próximos dias. Estamos vivendo o outono aqui no Brasil. A estação é conhecida pelas lindas tardes de sol, folhas caindo e, há quem diga, que é a luz mais bonita entre todas as estações.

            Mas o outono também traz com ele a grande instabilidade na temperatura. Num mesmo dia pode fazer calor, um clima mais ameno e os termômetros despencaram. Afinal, esta é uma estação de transição do calor do Verão, para o frio do Inverno.

            O que pouca gente sabe é que as variações bruscas de temperatura podem afetar de forma negativa nossa saúde, e não só com gripes, resfriados ou problemas respiratórios, mas em especial a saúde vascular.

            De acordo com o médico vascular, Dr. Gustavo Marcatto, as mudanças de clima entre dias frios e quentes, tem sim uma influência direta no organismo. “Com as temperaturas mais altas, as veias (principalmente aquelas ligadas ao coração) dilatam, ocasionando uma queda de pressão na circulação sanguínea. Essa reação pode ocasionar, por exemplo, inchaços nas pernas e pés (edema), tontura e até mesmo desmaios por conta da pressão baixa”, explica o especialista.

            E não é só a mudança brusca do frio para o calor que afeta o corpo humano, não. Quando o clima muda bruscamente de temperaturas altas, para as mais baixas também é preciso ter atenção. “Quando o clima fica frio, há a vasoconstrição, ou seja, uma diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação do sangue para as extremidades (pés, mãos e pernas). Essa reação é importante para conservar o calor no corpo”, detalha o Dr. Gustavo.

            Por isso é sempre importante ficar atento aos sinais que o corpo dá, principalmente nesses casos de mudanças bruscas na temperatura. Mas o médico afirma que há como passar por essas transições, sem grandes sofrimentos. “O primeiro passo é a prevenção! Manter hábitos saudáveis, como boa alimentação, hidratação e prática de exercícios físicos, ajudam a manter a saúde vascular sempre em dia, independentemente da temperatura”, pontua o vascular.

Primeira Edição © 2011