Diteal e Chau do Pife abrem inscrições para oficina gratuita de pífano

Aulas serão ministradas de junho a dezembro, na Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro

20/05/2022 10:49

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Ensinar é uma arte. Sendo assim, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas, Diteal, em parceria com o Mestre Chau do Pife, vai oferecer uma oficina de pífano, totalmente gratuita. As inscrições vão de 23 a 27 de maio. Os interessados devem mandar e-mail para oficinadepifediteal@gmail.com respondendo a duas perguntas: "Você toca algum instrumento?” e “Por que você deseja participar dessa oficina?”. As aulas vão acontecer todas as segundas-feiras, de 6 de junho até o mês de dezembro, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. 

“Falar que Chau do Pife é um artista incrível chega a ser até redundante tendo em vista a sua importância para a música. Unir arte e educação, de forma gratuita, é um dos nossos pilares. Qualquer ação que promova o avanço na formação do cidadão é algo precioso para mim e para todos que formam a equipe da Diteal. Passar a arte do pífano para novas gerações faz com que mantenhamos viva uma linda tradição”, destaca Sheila Maluf, diretora-presidente da Diteal.

Todos os pífanos usados na oficina serão fornecidos pela Diteal. Eles foram confeccionados por outro ícone da cultura, Mestre Gama, que fará uma participação no curso para proporcionar aos alunos uma noção do processo de criação do instrumento musical. 

“O objetivo é levar o conhecimento sobre o instrumento para o aluno, porque não tem uma idade certa para aprender a tocar. Então, quando você pega o interesse em querer ensinar a fazer o que você faz, é uma coisa que você vai deixar para outra geração. Eu tenho 64 de idade, destes, 52 são tocando o pife. Essa é a primeira oportunidade que eu tenho para poder passar um pouco do que sei para as pessoas”, comenta Chau. 

Ele explica que vai compartilhar seus conhecimentos sobre o instrumento, mas deixa claro: o avanço no aprendizado também depende do empenho de cada um. Os alunos poderão receber os ensinamentos de quem teve como primeiro professor o canto dos pássaros, enquanto ainda era garoto e morava na roça com seu pai.  “Eu vou dar o melhor de mim para que um dia, eu com cabelo branco, veja alguém em cima do palco tocando alguma coisa; não o que eu ensinei, mas o que ele buscou aprender, porque quem ensina tudo para nós é Deus”, destaca o músico. 

“Chau do Pife é Patrimônio Vivo Cultural de Alagoas, nos unir ao artista para oferecer a comunidade o aprendizado com o Mestre, é muito significativo, pois, permite o convívio com o mesmo e o acesso ao seu conhecimento e fortalece a instituição como espaço formativo e público”, ressalta Alexandre Holanda, gerente artístico-cultural da Diteal.

Serviço:

O que: Oficina de pífano com Chau do Pife

Quando: de 06 de junho a dezembro

Inscrições: de 23 a 27 de maio

Como se inscrever: o candidato deve mandar e-mail para oficinadepifediteal@gmail.com respondendo a duas perguntas: "Você toca algum instrumento?” e “Porque você deseja participar dessa oficina?”.

Horário das aulas: segundas-feiras, das 9h às 12h, no Complexo Cultural Teatro Deodoro.

Por Paulo Canuto

Primeira Edição © 2011