Vigilância promove encontro com profissionais

Evento realizou intercâmbio de experiências

05/05/2022 21:49

A- A+

Assessoria

compartilhar:

Coordenadores e servidores da área de Vigilância Sanitária de cerca de 20 municípios alagoanos participaram, esta semana na capital, do I Encontro de Visas dos Municípios de Alagoas. Promovido pela Vigilância Sanitária de Maceió, o evento teve a finalidade de proporcionar a troca de experiências entre os profissionais e promover um alinhamento das ações da área no estado.

“Nossa principal atividade é retirar de circulação os riscos sanitários e garantir segurança à saúde da população. Para isso, além de recolher os alimentos impróprios para o consumo, nossas equipes orientam e promovem ações educativas para a população e empreendedores, ressaltando a necessidade de manter a qualidade na manipulação e comercialização de produtos, pois isso é uma questão de responsabilidade e de saúde pública, que só traz benefícios para todos”, ressalta o coordenador geral da Vigilância Sanitária em Maceió, Airton Santos.

Na oportunidade, a equipe técnica da Visa Municipal fez breves exposições sobre os diversos setores da coordenação, incluindo as especificidades das gerências que a integram - de Alimentos, Serviços de Saúde, Medicamentos e Ecologia Humana - e o funcionamento dos trâmites em setores como o protocolo (porta de entrada dos contribuintes), de Análise de Projeto Arquitetônico, Assessoria Jurídica, Planejamento e Administrativo.

Também foi apresentado um panorama das cerca de 12 mil fiscalizações realizadas pela Visa ao longo de 2021 e das ações educativas do Programa de Boas Práticas em Alimentos, quando os participantes tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas e aprofundar, de modo mais amplo, os conhecimentos voltados ao planejamento, execução e importância dos trabalhos feitos pela Vigilância Sanitária de Maceió.

Primeira Edição © 2011