Escolas podem agendar visitas ao laboratório do IMA de maneira online

Com a ação os alunos descobrem como são feitas as análises de água e realizam experimentos junto aos técnicos do Instituto

08/04/2022 11:19

A- A+

Ascom IMA/AL

compartilhar:

Uma forma atrativa de compreender teorias da sala de aula é ver na prática como elas funcionam. Para isso, instituições de ensino podem agendar visitas ao laboratório do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL). Diversos alunos já puderam interagir e conhecer as ações laboratoriais do órgão ambiental.

Na primeira visita deste ano uma turma do ensino médio, da Rede pública estadual, pôde entender a estrutura e a rotina de um laboratório. Amostras de água da escola foram analisadas pelos profissionais do IMA sob os olhares curiosos e participação dos alunos.

A Escola Estadual Izidro Teixeira estará no laboratório do IMA na sexta-feira (29), já o Colégio Cristo Rei, localizado no bairro do farol, fará a visita na primeira semana de maio. As instituições de ensino podem solicitar agendamento de visitas diretamente com a Gerência de Laboratório de Estudos Ambientais (Gelab) através do e-mail: imagelab2019@gmail.

Antes das visitas, os alunos receberam orientações sobre como coletar e trazer amostras de água de suas escolas para o Instituto. Durante as ações eles poderão ver na prática o funcionamento das análises feitas na Gelab.

Além disso, os estudantes vão aprender sobre o controle da água, os efluentes jogados nos corpos hídricos, e ainda, entender como funcionam as análises feitas pelos laboratórios de físico-química e microbiologia.

Segundo Rosana Vieira, responsável técnica do Laboratório de físico-química do IMA, as visitas são aliadas à consolidação do aprendizado dos alunos, sendo uma grande aliada na construção do conhecimento.

“As visitas técnicas são como uma peça-chave, permitindo que os alunos assimilem de forma didática os conteúdos trabalhados pelos professores com a realidade ambiental, contribuindo, portanto, de forma positiva na solidificação do aprendizado”, expõe.

Dessa forma, os estudantes enriquecem o conhecimento da sala de aula, pois, aliam teoria à prática. E consequentemente aumentam o rendimento escolar.

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011