A tradição da arquitetura tcheca

06/04/2022 11:06

A- A+

Assessoria de Comunicação

compartilhar:

A tradição da arquitetura tcheca

 

i

 

A arquitetura é uma parte importante da história tcheca. As maiores escolas mundiais estão bem representadas, mas também algumas outras, únicas ou raras. Viaje por alguns desses legados arquitetônicos.

Estilos tradicionais

Na República Tcheca é possível encontrar misteriosas obras góticas, palácios renascentistas ou capelas barrocas. Há exemplares com mais de 1000 anos, que remontam ao desenvolvimento da arquitetura medieval. Mas há quatro correntes muito particulares no #DestinoTchequia

1. Cubismo tcheco.

O cubismo foi um estilo artístico aplicado principalmente na arte e no design na primeira metade do século XX. Para a arte da pintura, as obras de Picasso e Braque foram essenciais, e para a arquitetura o cenário essencial e provavelmente único no mundo foi a República Tcheca, que parece ser o único país do mundo onde o cubismo também se reflete em construções singulares.

A verdadeira joia dessa vertente é a Casa da Madona Negra, na esquina da ruas Celetná e Ovocný, em Praga, uma obra do arquiteto J. Gočár dos anos de 1911 e 1912. O edifício é excepcional não só pela sua fachada, mas também pela sua planta cubista e sobretudo pela utilização do cubismo nos interiores. Visite à cafetaria Grand Café Orient no primeiro andar, para a qual o arquiteto Gočár desenhou uma série de elementos elegantes, como por exemplo o bar, os lustres e as lanternas. Cubista também é o Pavilhão Gočár no Spa Bohdaneč. Outra obra de Gočár é a vila Bauerova perto da cidade de Kolín ou o edifício da escola secundária na cidade de Hradec Králové.

Outros arquitetos também adornaram a República Tcheca com obras no estilo cubista. Em Praga, perto do Teatro Nacional, fica a casa Cubist Diamant e em Rašínovo nábřeží você passará pela chamada Casa Tripla (Trojdům) de Josef Chochol. No alto do meio há uma escultura representando a lenda do Monte Vyšehrad.

Em Praga existe o único poste cubista para iluminação pública, feito pelo arquiteto Emil Zajíček, na praça Jungmanovo náměstí. Possui formas cubistas tanto no pilar quanto na própria lanterna.

2. Funcionalismo.

Após a Primeira Guerra Mundial, o Art Nouveau foi substituído pelo modernismo. O novo estilo arquitetônico com tetos planos, linhas limpas e interiores leves encontrou uma definição:  funcionalismo. A arquitetura, onde a intenção técnica e o propósito andam de mãos dadas com a arte, encontrou ampla aplicação em edifícios de todos os tipos e tamanhos.

Simples e austero, mas económico e confortável, em harmonia com o entorno, adaptando-se ao terreno. Você pode ver claramente todos esses sinais, por exemplo, na Villa Tugendhat em Brno, obra de Ludwig Mies van der Rohe e uma das obras básicas da arquitetura mundial moderna. Por sua relevância, está incluída entre os monumentos da UNESCO.

Ao mesmo tempo que a Villa Tugendhat surgia, ou seja, nos anos 1928-1930, a Villa Müller foi construída em Praga. Uma casa de luxo em Ořechovka foi construída pelos arquitetos Adolf Loos e Karel Lhota e pelo empresário František Müller. É a construção mais importante de Loos nos países tchecos, você pode ver o interior e uma pequena exposição dedicada a outras obras conhecidas deste arquiteto.

3. Realismo Socialista.

Sorel, a expressão proveniente das palavras realismo socialista, na arquitetura refere-se a estruturas surgidas em meados do século XX. Eles foram moldados de forma única no estilo russo, que na época representava o auge da perfeição. Sorel foi aplicado principalmente nas cidades industriais e de mineração como Kladno, Karviná, Havířov e Ostrava.

Apelidado jocosamente de “Barroco de Stalin”, o Sorel trouxe para a República Tcheca o gosto decadente dos arquitetos soviéticos de segunda categoria. O estilo oficial da era comunista foi aplicado principalmente em Ostrava, no distrito de Poruba. Em planta, as ruas e praças formam uma grade regular repleta de ângulos retos. Os blocos têm a mesma altura e a forma é quase fechados complexos de edifícios de vários andares cor de areia clara com grandes pátios, típicos de áreas urbanas da Rússia.

O Sorel também chegou a Praga, onde está localizado o edifício mais famoso deste estilo, o Hotel Crowne Plaza, no distrito de Praga 6, perto da estação de metrô Dejvická. O hotel que foi criado sob a supervisão direta do governo soviético, tal como o Palácio da Cultura e da Ciência em Varsóvia, era uma cópia reduzida de sete edifícios monumentais semelhantes em Moscou. Maior torre da época, tem 88 metros e 16 andares e foi concluída em 1954. Um exemplo da arquitetura Sorel tardia é o Hotel Jalta na Praça Venceslau. Porém, em seu interior de luxo você não encontrará sequer vestígios dela.

4. Arquitetura da República Tcheca Comunista.

Nos anos entre o final da Segunda Guerra Mundial e a Revolução de Veludo em 1989, surgiram edifícios reconhecidos, mas também aqueles que não deveriam ter sido construídos. Entre os do primeiro grupo está, por exemplo, a torre de televisão em Ještěd ou o Pavilhão da Expo 58 (localizado no Parque Letná em Praga, foi restaurado e aberto ao público em novembro de 2021), que ganhou vários prêmios de arquitetura e ainda está entre as joias da arquitetura tcheca moderna.

Das construções do segundo grupo, as mais visíveis são os edifícios de painéis e os grandes empreendimentos que margeiam a cidade. Eles recebem uma série de nomes pouco auspiciosos, por exemplo, ‘selva de concreto’ ou ‘cidades de aço’. E encontrar uma cidade da República Tcheca, sem pelo menos um bloco de apartamentos de concreto é quase um milagre. Infelizmente, são construções extremamente duráveis ​​e estarão por lá por muitos anos.

O edifício da antiga Assembleia Federal - hoje o Novo Edifício do Museu Nacional - no topo da Praça Venceslau em Praga, obra do arquiteto Karel Prager, é chamado de cicatriz na face do centro de Praga. Ao mesmo tempo, tem os seus defensores, porque é um excelente exemplo da arquitetura da época.

Primeira Edição © 2011