Toda magia do aprendizado sobre música no retorno do Quartas Eruditas

Projeto retorna dia 30 de março, após parada por conta da pandemia

25/03/2022 16:34

A- A+

Ascom Diteal

compartilhar:

Quando se fala em música erudita é fácil de imaginar que apenas a “elite” da sociedade é quem consome esse estilo de música ou, no mínimo, é apenas essa parcela do público que tem acesso, correto? Errado! E  uma prova disso é o Projeto Quartas Eruditas, promovido pela Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) em parceria com a Camerata Ero Dictus.

O projeto, que está indo para seu sexto ano de apresentações, já levou a música erudita para mais de dez mil estudantes da rede pública de ensino. Parado desde 2019 por conta da pandemia, ele tem data para seu retorno. A mais nova edição acontecerá no dia 30 de março, na sala de música, no Complexo Cultural Teatro Deodoro, às 15h. A iniciativa continuará seguindo a sua tradição de promover uma apresentação sempre na última quarta-feira de cada mês, com entrada gratuita.

A diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf, comemora o retorno do projeto. “O Quartas Eruditas contempla a simbiose de arte, de cultura e de educação. A nossa parceria com o Instituto Ero Dictus, de levar música erudita a pessoas que não conheciam o gênero, demonstra o quanto o público tem sede por cultura. O projeto começou como um sonho, tornou-se realidade e precisou ser interrompido, mas voltamos com a certeza que a parceria de arte e de cultura sempre será proveitosa”.

Direcionado para estudantes da rede pública de ensino de Maceió, o projeto também está aberto ao público. Ele consiste na junção de uma apresentação tradicional de música erudita e uma aula sobre o gênero. Entre as execuções das músicas, os alunos recebem uma verdadeira aula sobre música clássica, autores, instrumentos, ou seja, tudo que envolve desde a concepção da música, até sua execução.

“Esse projeto tem como finalidade a difusão da música de concerto às crianças da nossa rede pública, adolescentes, crianças excepcionais e público em geral, fazendo com que percebam que essa cultura está ao alcance de todos e desmistificando a elitização da música clássica.  Tem  trazido momentos de júbilo ao verificarmos que esses ouvintes estão sendo tocados, participando conosco, solvendo o conteúdo apresentado e sentindo -se à vontade nesse universo musical”, comemora  Oriêta  Feijó, Presidente do Instituto de Cultura Ero Dictus, ICED.

O Quartas Eruditas é um projeto de grande êxito, como explica o Gerente Artístico Cultural da Diteal, Alexandre Holanda. “A volta do ‘Quartas Eruditas’ é de extrema importância, e participar do projeto é uma experiência inesquecível, um leque aberto de possibilidades para se aprofundar no mundo da música, conhecer os instrumentos, ter noções sobre sua afinação, a obra dos compositores, os ritmos e harmonias, aprofundar o conhecimento da história, através dos ritmos e harmonias. O projeto também foca na inclusão social e já trouxe mais de dez mil estudantes da rede pública de ensino para conviver com a arte e usufruir desse equipamento cultural público que é de pertencimento de toda comunidade, excelente parceria da DITEAL com o Ero Dictus” explica o gestor.

O maestro Max Carvalho leva um repertório de músicas dos grandes mestres e destaca sempre os compositores alagoanos como Hekel Tavares, Misael Domingues, Tavares de Figueredo etc.

“Após o período pandêmico onde estivemos reclusos esperamos um retorno brilhante, um retorno onde cada vez mais nossos objetivos sejam alcançados: cultura, integração,  emoção e descoberta de talentos. Um sentimento forte sem dúvidas é a gratidão, com um  trabalho contínuo socio-emocional, integração e estímulo dentro de um ambiente seguro”, destaca Oriêta.

Sobre o ICED

O Instituto de Cultura Ero Dictus-ICED, fundado em novembro de 2011, tem como objetivo criar um espaço propício à música erudita, promover a democratização e o acesso à música erudita nas escolas, descobrir novos valores na área instrumental e coral, dentre outros que configuram seu comprometimento com o acesso e difusão da música clássica em Alagoas.

As escolas que tiverem o interesse em levar os alunos para as apresentações do projeto, devem fazer o agendamento pelos telefones (82) 3315-5660/ 98884-6885 ou pelo e-mail: escolasditeal@gmail.com. É obrigatório o uso de máscaras na galeria, mais informações: diteal.al.gov.br / @teatrodeodoro

Serviço:
O que é: Projeto Quartas Eruditas
Quando: 30/03  
Hora: 15h30.
Onde: Sala de Música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

 

galeria de fotos seta

Primeira Edição © 2011