Melhor época para visitar Pirenópolis

Conheça os melhores pontos turísticos de Pirenópolis, GO

16/02/2022 11:37

A- A+

Ascom Comuniquese1

compartilhar:

A cidade de Pirenópolis, em Goiás, está localizada a cerca de 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia, capital do estado, e abriga diversos pontos turísticos que transformam a cidade em um excelente destino para suas próximas férias. Ruas com calçamento de pedra e casarões coloniais do século XVIII que costumam atrair muitos turistas à região, mas a cidade também conta com incríveis belezas naturais, o que faz com que turistas de todo o país se desloquem para a região em busca de tranquilidade em meio à natureza.

Neste post você vai ver um pouco mais sobre a histórica cidade de Pirenópolis, GO, e como aproveitar o melhor da cidade para férias inesquecíveis em família!

Qual a melhor época para visitar Pirenópolis ?

Se você pretende passar férias em Pirenópolis, veja Casas para Alugar em Pirenópolis, saiba que essa é uma ótima região para se visitar em qualquer época do ano. A cidade possui duas estações muito claras, uma seca e outra bastante chuvosa. Se você quer fugir da segunda opção, dê preferência para realizar sua viagem entre os meses de maio e setembro, que é a época mais seca, o que facilita o acesso aos principais pontos turísticos da cidade.

O melhor do turismo em Pirenópolis

Centro histórico

Logo que você chegar à cidade dará de cara com o centro histórico. Os casarões coloniais e as ruas de calçamento de pedras são a marca da cidade, e sua visita à região pode começar por um passeio especial pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, que oferece uma bela vista de toda a cidade.

Você também pode aproveitar para conhecer os prédios históricos do Cine Pireneus, do antigo Theatro de Pirenópolis e da antiga Casa de Câmara e Cadeia, onde hoje funciona o Museu do Divino. Por lá também estão a igreja de Nosso Senhor do Bonfim e a Igreja e Museu de Arte Sacra Nossa Senhora do Carmo, pontos turísticos muito conhecidos da cidade.

Parque Estadual da Serra dos Pireneus

Famoso por proporcionar aos turistas o mais belo pôr do sol de Pirenópolis, o Pico dos Pireneus é um excelente destino para quem quer apreciar uma bela vista. O morro mais alto da região conta com 1.300 metros de altitude, mas parte dele pode ser subido com carro. Depois, com mais cerca de 30 minutos de caminhada é possível chegar ao topo e apreciar a mais bela vista de Pirenópolis. Para encontrar o ponto inicial da subida, siga pela Rodovia Parque Estadual dos Pireneus até passar a cancela do parque, depois uma casa com segurança e, na sequência, uma placa de sinalização com as informações do local. É lá, debaixo das árvores, onde começa a trilha de subida. O trajeto, a partir do centro de Pirenópolis, tem 20 km.

Cachoeira do Rosário

A principal cachoeira de Pirenópolis é a do Rosário, que oferece ótima infraestrutura para que os turistas aproveitem um passeio incrível durante todo o dia. Lá está localizada a maior queda livre da cidade, com 42 metros de uma água muito agradável e pura. Para chegar ao local é preciso atravessar uma trilha de apenas 350 metros após um trajeto de cerca de 36 km pela rodovia GO-338.

Cachoeira das Araras

A Cachoeira das Araras conta com um belo poço para banho, o que costuma atrair muitos turistas à região. Ela conta com ótima acessibilidade, inclusive com uma rampa para que cadeirantes cheguem até a água. No local há também restaurante, banheiros, lanchonete, parquinho, mesas à beira da cachoeira e área para camping. O acesso ao local é a partir do centro de Pirenópolis, pela GO-338, em um trajeto com 22 km.

Cachoeiras dos Dragões

Distante 40 km de Pirenópolis, o conjunto de oito cachoeiras chamadas de Cachoeiras dos Dragões é o destino ideal para quem quer realmente se conectar à natureza. O acesso um pouco mais difícil e a trilha mais longa fazem com que as Cachoeiras dos Dragões dificilmente fiquem cheias, além de que há limite de visitantes por dia ao local. Ou seja, é a melhor opção para quem deseja bastante tranquilidade, já que as quedas estão localizadas dentro de uma propriedade onde funciona o Mosteiro Zen Eisho-Ji.

 

 

Primeira Edição © 2011